Uma forte ressaca atingiu o litoral do Rio de Janeiro nesta terça-feira (20) e agitou o primeiro dia do Itacoatiara Big Wave 2021 com ondas de até 4 metros. A competição começou hoje e vai contar com nomes como Lucas Chumbo, Pedro Calado e Gabriel Sampaio.
O campeonato está sendo realizado sem a presença do público devido à pandemia da Covid-19, mas tem transmissão nas redes sociais. O Itacoatiara Big Wave vai até 30 de setembro.
Leia mais
+ Previsão indica altas ondas na estreia do surf nos jogos olímpicos
+ Lucas Silveira entre ondas perfeitas e tubarões em Jeffreys Bay
+ Olimpíadas: confira o quiver de Julian Wilson
A competição é aberta para surfistas homens ou mulheres do Brasil ou exterior e não tem taxa de inscrição. Os atletas deverão fazer as filmagens e enviar para a organização do evento e, após o encerramento da janela no fim de setembro, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes.
Ver essa foto no Instagram
O resultado do Itacoatiara Big Wave 2021 será anunciado até outubro. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas.
Itacoatiara tradicionalmente conta com ondas grandes durante o inverno. Nesta terça-feira, especificamente, uma ressaca que atingiu o litoral do Rio de Janeiro agitou ainda mais o mar. Na madrugada anterior, o Rio bateu o recorde de frio do ano com 8,4°C em Jacarepaguá.
Veja algumas das ondas da estreia do Itacoatiara Big Wave 2021 no Instagram do campeonato:
Ver essa foto no Instagram
No Leblon, a ressaca levou a areia da praia para a avenida.
A Marinha emitiu um alerta de mar agitado até esta quarta-feira (21), com ondas de até 3 metros de altura.