27 C
Hale‘iwa
domingo, 28 abril, 2024
27 C
Hale‘iwa
domingo, 28 abril, 2024

Em “quase ataque” de tubarão-tigre, mergulhadora dá aula sobre tubarões

Viralizou nas redes sociais um vídeo da mergulhadora Ocean Ramsey que capturou o momento em que ela está para entrar na água e um grande tubarão-tigre sobe rumo à superfície e quase a ataca, não fosse pela rápida resposta de Ramsey.

Nas imagens que você assiste a seguir, Ocean Ramsey se apoia na escada de um barco para entrar no mar, mas ao ver o animal subindo rumo superfície, ela se afasta para trás. Na sequência, o tubarão-tigre chega à superfície e dá uma mordida no ar e chega atingir uma parte do pé de pato da mergulhadora.

LEIA: O que fazer ao ver um tubarão na água? 

Quem assiste toma um susto, principalmente se ignora tudo sobre comportamento dos tubarões. Porque, para uma observadora com algum conhecimento, saberá que caso o tubarão quisesse realmente atacar, ele estaria muito mais rápido do que ele estava.

No post do vídeo, Ramsey escreveu o seguinte:

“Para fazer uma leitura do oceano é preciso ter abordagem rápida e precisa e saber respeitosamente quando recuar.

A mergulhadora é sempre a primeira pessoa a entrar na água e a última a sair e a responsável por avaliar respeitosamente o comportamento dos tubarões antes de convidar outros para a água.

Água escura e muita atividade de pássaros e pequenos peixes tentando se esconder de seus caçadores sob o barco, tornaram esse dia mais do que excitante, fazendo tanto peixes quanto tubarões saltarem da água,” edisse Ramsey.

Veja o vídeo:

Até o momento, o vídeo teve mais de 256 mil curtidas e quase três mil comentários.

Em outro post, Ramsey agradeceu aos muito comentários de fãs que se preocupam com sua segurança e aproveitou a oportunidade para contar mais sobre a delicada situação dos tubarões no ecossistema marinho:

“Aprecio aqueles que ajudaram a educar nessas plataformas e essas peças de mídia que permaneceram fiéis à mensagem de como os tubarões são incríveis e que podemos coexistir, isso só precisa ser feito com respeito ao seu importante papel como predadores, eles não são monstros.

AMO o tubarão-tigre Rainha Nikki, e mergulhei com ela por várias décadas e não quero que as pessoas tenham uma ideia errada sobre os tubarões; ela é incrível e também geralmente o indivíduo mais dominante, é claro, mas geralmente ela é mais como uma vovó velha e ela apenas mantém os jovens corajosos sob controle, o que é realmente melhor para nós.

Espécies grandes são predadores de ponta capazes, não monstros; elas precisam e merecem respeito e proteção. Atualmente, os tubarões estão sendo mortos a uma taxa insustentável de mais de 100.000.000 a cada ano 💔, o que é devastador para os ecossistemas dos quais humanos também dependem.

Ajude a apoiar os esforços de conservação em prol dos ecossistemas marinhos e do futuro e também sempre mergulhe com um profissional.

Eu queria compartilhar meu ponto de vista para que as pessoas pudessem se sentir melhor, vendo que na verdade não é tão comum que precisemos redirecionar um tubarão imediatamente, mas é melhor estar sempre respeitosamente pronta.

Às vezes, nossa mera presença é suficiente para assustá-los como o tubarão no primeiro clipe que parecia ter uma lesão em sua crista dorsal que provavelmente poderia ter acontecido por estar enrolada em algo por um longo período de tempo enquanto crescia, como vimos com tubarões que nadavam com grossas faixas plásticas de embalagem sobre eles,” escreveu Ramsey.

Veja o post aqui.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias