Uma bomba surfada por Ian Vaz em Avalanche, no Espírito Santo, no ano de 2019, foi ponto de partida para a criação de um documentário sobre essa onda que quebra algumas vezes por ano na Praia da Costa, em Vila Velha.
No entanto, Gustavo Marcolini e Hugo Caiado, respectivamente diretor e produtor de “É Capixaba” perceberam que poderiam além e colher depoimentos que contassem não só essa, mas, todas as aventuras do surfe do Espírito Santo.
O documentário reúne depoimentos de Frank Brown, filho de Morris e campeão brasileiro de parapente, dos empresários Sérgio Tristão e José Luiz Dantas, do campeão brasileiro de surfe em 1986, Nelsinho Ferreira; dos surfistas veteranos Renato Larica, Orlandinho Ferrari e Zezinho Azevedo, do jornalista André Hees, da campeã mundial de bodyboard Neymara Carvalho e de representantes da nova geração de surfistas capixabas, como Rodrigo Cardoso, Lucas Medeiros e Leandro Moulin.
+ Como melhorar sua cavada de backside, com AprimoreSurf
+ “Tandem Boogie”, o bodyboard gigante, faz sucesso no Shark Tank
+ Como acertar um cutback de frontside
A ideia é mais uma importante iniciativa da Realcafé no apoio ao esporte capixaba. Para Henrique Tristão, diretor da empresa, essa valorização do Espírito Santo é o diferencial do grupo.
Outro ponto importante é a trilha sonora do documentário que também é 100% capixaba.
A produção será exibida nos festivais de San Diego (EUA), Ericeira (Portugal) e tambem em Anglet (França). Para os capixabas a expectativa é que uma exibição seja realizada no Espírito Santo, assim que as regras sanitárias permitam.
Confira abaixo o teaser “É Capixaba”: