27 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024
27 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024

Disputa para vaga extra nas Olimpíadas abre amanhã

A equipe brasileira chega com muita força ao World Surfing Games em Porto Rico, com Filipe Toledo, Gabriel Medina e Yago Dora

A disputa pela possível vaga extra para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 começa amanhã em Porto Rico, com a abertura do ISA World Surfing Games. Se teve algo de bom na eliminação precoce de Gabriel Medina e Yago Dora do Hurley Pro Sunset Beach, no domingo passado, foi que eles puderam descansar e se preparar para o evento, ao qual devem chegar 100% focados. Filipe Toledo, Gabriel Medina e Yago Dora formam a equipe, que necessita a vitória para que mais um brasileiro possa tomar parte da competição olímpica, programada para ocorrer em julho próximo em Teahupoo, no Taiti.

Por determinação da CBSurf, caso o Brasil conquiste a vaga, o melhor colocado entre Medina e Dora será o terceiro integrante da equipe. Gabriel Medina já declarou que seu grande sonho é acrescentar uma medalha de ouro à sua lista de conquistas. Yago Dora talvez não tenha pensado tanto nisso, mas agora que surgiu a chance ele vai atrás dela com tudo. No momento, a equipe olímpica brasileira está formada por Filipe Toledo e João “Chumbinho” Chianca, os dois brasileiros melhor colocados no ranking da WSL em 2023, em primeiro e quarto lugar respectivamente. Gabriel Medina foi o sexto colocado e Yago Dora o sétimo. Como Chumbinho se machucou gravemente em um acidente em Pipeline em dezembro passado, e segue em recuperação, Dora foi acionado para substituí-lo em Porto Rico.

+Yago Dora ganha chance de disputar Olimpíadas em Teahupoo

Para amanhã, está prevista a cerimônia de abertura no municipio de Arecibo, com os desfile das nações, no qual devem desfilar os 266 sufistas inscritos no evento. De 24 de fevereiro a 2 de março, as disputas acontecerão nas bancadas de recife de Margara e nas ondas de El Pico e Rastrial, ambas oferecendo ondas sólidas que favorecem principalmente as esquerdas. O dia 3 de março está reservado para as finais e cerimônia de encerramento. O webcast ao vivo será transmitido em www.isasurf.org de 23 de fevereiro a 3 de março de 2024. No site da ISA poderão ser conferidos resultados, listas de equipes, fotos, vídeos e notícias relacionadas à competição.

Como o Brasil já possui dois atletas masculinos classificados pelo ranking da WSL, mesmo que Gabriel Medina ou Yago Dora vençam o evento individualmente, não terão direito à vaga olímpica. A cota nacional padrão para Paris 2024 é limitada aos dois atletas elegíveis com melhor classificação por país, mas um terceiro surfista é permitido para a equipes vencedoras, no masculino e feminino, do ISA Games. Após os resultados do WSG de 2022, este sistema permitiu que uma terceira mulher americana ficasse elegível para Paris 2024, bem como um terceiro homem japonês. Esse mesmo potencial está disponível no WSG de 2024.

São esperadas disputas de altissimo nível no evento, que contará com nove ex-medalhistas de ouro do ISA, incluindo os atuais campeões Alan Cleland Jr (MEX) e Tatiana Weston-Webb (BRA). Além de 27 dos 40 atletas olímpicos que competiram em Tóquio 2020, incluindo a medalhista de ouro Carissa Moore (EUA), o medalhista de prata Kanoa Igarashi (JPN) e o medalhista de bronze Amuro Tsuzuki (JPN). 27 dos atletas presentes em Porto Rico já se classificaram para Paris 2024.

Seis campeões da WSL também marcarão presença, a já mencionada pentacampeã mundial Carissa Moore (EUA), o tricampeão Gabriel Medina (BRA), a bicampeã mundial Tyler Wright (AUS), o bicampeão mundial John-John Florence (EUA), o bicampeão Filipe Toledo (BRA) e a campeã mundial de 2023 Caroline Marks (EUA). É uma condição da ISA que todos os pretendentes a participar das Olimpíadas disputem o ISA Games, independente de já estarem pré-classificados. Para evitar que esse comparecimento seja realizado apenas para cumprir uma formalidade, uma nova regra da entidade estabelece que quem demonstrar descaso durante as baterias poderá perder sua vaga olímpica.

Durante o evento, a ISA irá trabalhar com a Surfrider Foundation para garantir a conservação dos incríveis recursos costeiros e marinhos de Porto Rico. Tal como acontece com todas as competições da ISA, todos os plásticos descartáveis serão banidos. Uma série de iniciativas educacionais e palestras ambientais acontecerão no local durante todo o período do evento, com a participação de especialistas em conservação e sustentabilidade.

Em 2024, a ISA comemora 60 anos incríveis de campeonatos. Originalmente chamada de Federação Internacional de Surf, a organização coroou os primeiros campeões mundiais de surf em Manly Beach, Austrália, em 1964. Dando continuidade ao legado desses primeiros Campeonatos Mundiais, os Jogos Mundiais de Surf são o principal evento de campeonato aberto da ISA. Os primeiros eventos de qualificação olímpica para o surf foram organizados pela ISA em 2019 em Miyazaki, Japão, e em 2021 na Surf City El Salvador.

Os ex-campeões do WSG incluem o medalhista de ouro olímpico Italo Ferreira (BRA), o medalhista de prata olímpico Kanoa Igarashi (JPN), Sally Fitzgibbons (AUS), Jeremy Flores (FRA), Chelsea Hedges (AUS), Jordy Smith (RSA), Courtney Conlogue (EUA) e Sofia Mulánovich (PER). Em 2024, 45% dos competidores do WSG serão mulheres. Desde 2017, a ISA oferece vagas de competição iguais para homens e mulheres em toda a sua Série do Campeonato Mundial, e a cada ano essas vagas continuam a ser preenchidas de forma mais uniforme. Além disso, duas novas nações estarão representadas pela primeira vez. A ISA terá o prazer de dar as boas-vindas às Ilhas Virgens Britânicas e à Eslováquia no seu primeiro WSG.

Ao que tudo indica será mesmo um evento para entrar na história. Ainda mais se o Brasil, que é um dos favoritos, sair vencedor por equipes, garantindo a vaga, que pode vir a ser de Gabriel Medina ou Yago Dora, dependendo de quem terminar à frente no evento. Ainda que a torcida parece ser maior para Medina, devido às suas perfomances dominantes em Teahupoo, o que traria mais chances de medalha ao Brasil, Dora também seria um ótimo reforço ao time verde amarelo, pois já demonstrou que tem muita disposição na hora de se atirar nos canudos taitianos.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias