20.7 C
Hale‘iwa
terça-feira, 16 abril, 2024
20.7 C
Hale‘iwa
terça-feira, 16 abril, 2024

Surfista iniciante: veja 5 dicas para se dar bem

Se você adora praia e sempre sonhou em pegar uma onda, como os surfistas que vê por aí, então chegou o momento de praticar. Mas antes de pegar a prancha e cair no mar, confira essas 5 dicas para quem é surfista iniciante.

Nunca comece sozinho

homem segurando prancha
Reprodução: Pinterest.

O surfe é um esporte radical cheio de imprevisibilidades, por conta do mar. Iniciar nesta jornada sozinho pode acabar sendo bem frustrante ou um tanto perigoso, então não dispense a ajuda de quem conhece bem o esporte e principalmente o mar. Com um professor você vai aprender como ficar em pé na prancha, melhores lugares para praticar e entre outras técnicas.

+ Ética no surf: 9 regras para o surfista iniciante

+ Sete praias para você aprender a surfar

Mantenha-se informado sempre

surfistas conversando
Reprodução: Pinterest.

Se você é surfista iniciante, é importante se manter informado sobre o seu local de prática do esporte: o mar. Como mencionado anteriormente, o mar pode ser bem imprevisível e as mudanças climáticas podem influenciar bastante nas ondas. Então antes de chegar colocando os pés na água, se informe com surfistas locais mais experientes ou salva-vidas, essas pessoas são as mais indicadas para te informar como está o mar naquele momento.

Mantenha-se calmo

homem feliz surfando no mar
Reprodução: Pinterest

Para um iniciante, as ondas e a força do mar podem amedrontar um pouco, no início. Mas se manter calmo é o segredo para ir se acostumando e pegando mais prática, tanto para pegar onda ou quando tomar um caldo. Alguns exercícios de respiração podem ajudar a baixar um pouco a adrenalina.

Seja consciente durante o exercício

leash prancha de surfe
Reprodução: Pinterest

Esta dica é importantíssima para o surfista iniciante, isso porque ter bom senso na hora de praticar o esporte é primordial. Esse bom senso vai de não entrar na água sem a cordinha da prancha no tornozelo (leash), até respeitar as práticas de convivência na água. É importante respeitar não somente os surfistas que estão por ali, mas também os banhistas.

Respeite seus limites

homem pegando onda
Reprodução: Pinterest

Quem é experiente nessa modalidade sabe que quem manda é o mar, e por isso é fundamental conhecer a praia que se deseja surfar. Se você não conhece muito bem a praia que decidiu visitar, as vezes é melhor não arriscar. Além disso, o seu corpo também possui limitações, ultrapassar esses limites podem acabar gerando lesões ou algo pior.

Então tenha sempre em mente que é primordial respeitar seus limites, ser honesto e humilde, e tornará um surfista bem sucedido.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias