26 C
Papeete
sexta-feira, 19 julho, 2024
26 C
Papeete
sexta-feira, 19 julho, 2024

Dezenas de arraias encontradas mortas na Baía de Guanabara

Moradores da Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio de Janeiro, denunciaram a aparição de dezenas de arraias encontradas mortas na encontradas Prainha, banhada pela Baía de Guanabara. Segundo relatos de pescadores, as primeiras mortes ocorreram na madrugada desta terça-feira (11) e nada de anormal foi observado no local no dia anterior.

Uma moradora da colônia de pescadores percebeu o incidente logo depois do amanhecer e viu muitos urubus rondando a área. “Foi uma mortandade imensa dos animais. Como pescadores, estamos muito tristes e até com medo. Dependemos disso, como vamos nos alimentar ou vender peixes envenenados? Se os animais morrerem, passaremos fome“, relatou ela.

+ Surfista atacado por tubarão no Havaí perde pé direito

Os pescadores também denunciaram a demora das autoridades em retirar os animais mortos da praia. Eles alertaram os órgãos responsáveis no início do dia, mas os animais só foram recolhidos à tarde. “É um descaso, estamos muito tristes. Queremos saber o que está acontecendo“, disse a moradora.

O biólogo Mário Moscatelli explicou que ainda não há como definir a causa da morte das dezenas de arraias. “Precisamos primeiro saber o tamanho dos animais. As arraias são utilizadas principalmente para alimentação, então pode ser que elas tenham sido descartadas porque não serviam para esse propósito. Outra possibilidade é que uma embarcação de arrasto tenha matado esses animais e os tenha abandonado ou pode até mesmo ter havido contaminação“, esclareceu o especialista.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que não foi acionado para investigar a morte dos animais.

Fontes: UOL e G1

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias