Bicampeão brasileiro e ex-top do WCT, Leo Neves falece durante campeonato em Saquarema. Surfistas prestam homenagens
Por Redação HC
Leo Neves faleceu neste domingo (24), enquanto fazia o que mais gostava, e aquilo em que era um dos melhores do mundo. Aos quarenta anos, ele disputava a Tríplice Coroa de Saquarema, na praia de Itaúna, em um dia de ondas grandes, pesadas e mar mexido por um forte vento maral. Após tomar uma série inteira na cabeça, Leo teria parado para descansar, quando sofreu um mal-estar súbito. Foi tirado da água desacordado. As tentativas de reanimá-lo a caminho do hospital não tiveram efeito.
Leo Neves venceu duas vezes consecutivas o Super Surf, em 2002 e 2003, período em que o circuito brasileiro de surf vivia o seu auge, com etapas espalhadas por todas as regiões do país, com grande premiação em dinheiro e um carro zero quilômetro oferecido ao campeão ao fim de cada ano. A competição reunia praticamente todos os grandes nomes do surfe nacional, fazendo de cada evento uma exibição de altíssimo nível.
Leo qualificou-se para o circuito mundial em 2006, e correu o WCT nas duas temporadas seguintes. Apesar de algumas atuações memoráveis em Bells ou no Tahiti, quando tirou uma nota 10 contra Bruce Irons, ele não conseguiu se requalificar ao final de 2008.
Sua marca registrada era um surfe de muita força, com uma facilidade que por vezes parecia sobrenatural para inverter a prancha, cravando toda a borda, em ondas grandes e fortes.
Característica que marcou sua mais memorável campanha em um único evento, quando foi vice-campeão da etapa de Sunset do QS, na Tríplice Coroa Havaiana. Ele havia liderado a final de cabo a rabo, e o havaiano Makua Rothman — que cresceu em frente ao pico — só conseguiu uma virada nos segundos finais, arrancando dos juízes uma nota acima dos nove pontos que foi vista com muita desconfiança pelos brasileiros na praia.
Mas Leo não era de reclamar. Preferiu aplaudir o campeão, um cara que conhecia há muito tempo, que sempre o havia tratado bem no Havaí e que podia chamar de amigo. A atitude e o caráter eram suas marcas registradas fora da água.
https://www.instagram.com/p/B5V6jErB7D2/
“Leo era um cara do mar”, lembrou Hizunomê Bettero, amigo e companheiro de inúmeras viagens e competições.
E é próximo ao mar que Leo Neves vai ficar.
Seu corpo é velado nesta segunda-feira (25), na Associação de Surf de Saquarema. Ele será enterrado em frente ao tubos da Barrinha, onde para sempre ele estará presente.
Confira as diversas homenagens prestadas a Leo Neves:
https://www.instagram.com/p/B5SmRNHF544/
https://www.instagram.com/p/B5RqPSkBCeP/
https://www.instagram.com/p/B5QfxwLFcQz/
https://www.instagram.com/p/B5Qg6ycn-Do/
https://www.instagram.com/p/B5Q5LLdJ8M5/
https://www.instagram.com/p/B5RBSeHHs2e/
Veja também:
– Frederico Morais é campeão em Haleiwa e carimba retorno ao CT