Publicidade:

Definitivamente confirmado! COI aprova surf e skate nas Olimpíadas de LA 2028

No começo de dezembro, as intenções do Comitê Olímpico Internacional (COI) já tinham sido reveladas. Com o sucesso que foi a estreia do surf e do skate em Tóquio 2020 e da inclusão em Paris 2024, as modalidades já estavam também no programa inicial dos Jogos de Los Angeles em 2028. Não era segredo pra ninguém que o COI já previa manter o surf e skate nas Olimpíadas de LA 2028.

Veja também:

+ Ítalo Ferreira entre os indicados ao Prêmio Laureus

Tatiana Weston-Webb fora do Billabong Pro Pipeline

Brasil tem terceira maior delegação das Américas nos Jogos de Pequim

No entanto, nesta quinta-feira (3), aconteceu a 139ª Sessão do COI, em Pequim, e a entidade confirmou 28 modalidades. Apesar de já sabermos da vontade de manter o surf e skate nas Olimpíadas de 2028, outro destaque foi a escalada, que também está garantida no evento norte americano.

“A proposta de inclusão desses esportes voltados para os jovens se baseia em sua significativa contribuição para o sucesso geral desses Jogos [Tóquio], seu compromisso com a inovação e a parceria expressa pelo Comitê Organizador da LA-2028, reconhecendo as raízes que cada um desses esportes tem na Califórnia”, explicou o COI.

Por outro lado, boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno estão, de fato, fora do programa LA-28. A decisão de exclusão das modalidades, também já tinha sido levantada na reunião inicial de dezembro e agora se confirmou.

Além disso, o futebol recebeu um alerta. A FIFA tem a intenção de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos, o que não é bem visto pela entidade Olímpica. Portanto, o COI vai monitorar o calendário internacional da modalidade para decidir se vai ou não manter o esporte nos Jogos de 2028.

Por fim, o COI e o Comitê Organizador da LA-2028 frisaram o compromisso de reduzir o custo e a complexidade da realização dos Jogos. Para isso, será necessário revisar as categorias de cada esporte.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias