26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

De surfistas iniciantes a intermediários, os 10 erros mais comuns no aprendizado

De surfistas iniciantes a intermediários e até mesmo avançados, diz aí: qual surfista aprendeu tudo, já? Seja qual for o seu nível, uma coisa é certa: sempre há como evoluir o seu surf. Objetivo, aptidão física e disponibilidade para estar no mar, são variantes que definem a equação do seu aprendizado dentre tantas outras. Porém, você já parou para se perguntar que pode estar errando em algum ponto ou outro?

+ Lutador de MMA BJ Penn quase morre em acidente em piscina de ondas
+ Perrengue máster: surfista fica preso em caverna submersa
+ Tubarão-touro morde lateral de jet ski e piloto quase cai na água

A seguir você confere os 10 erros mais comuns de quem aprende a surfar – alguns deles podem acontecer também com iniciados – para checar e não repetir:

– Não prestar atenção na natureza
Ao chegar na praia, muitos surfistas correm direto para a água sem olhar para as condições do mar; não prestam atenção no vento, tempo entre séries, os bancos de areia (no caso dos beach breaks). Estar atento a todo cenário natural que o cerca é das dicas mais preciosas de todas dessa lista, seja qual for o nível do surfista.

– Timing errado de onda
Timing é tudo no surf. Leu? Repita. Talvez esse seja um dos pontos mais desafiadores do aprendizado. Imagine a analogia de uma onda a um trem: a onda vindo, o trem vindo em sua direção e você precisa pular nesse trem. Você está parado e ele vem a uma certa velocidade e, portanto, precisa fazer os ajustes necessários para pegar esse trem o mais tranquilo possível. Pegou?

– Escolhe a prancha errada
Utilizar uma prancha que não é adequada para você, para a onda ou para as condições do mar no momento, é muito limitante em termos de performance. Por isso, a dica de ouro dentro dessa é: priorize uma prancha de shaper local.

– Má escolha de ondas
Não! Ondas não são iguais. Com o tempo, você conseguirá reconhecer os diferentes tipos de ondas, e seguir na melhor onda da série. 

– Não treinar a técnica de subir na prancha
Está aí, um ponto muito negligenciado por surfistas. Dominar a subida na prancha é parte primordial do processo; fazê-la com maestria vai te ajudar muito a antecipar sua leitura de onda e de como a percorrerá.

– Não utilizar o corpo todo nas manobras
Outro erro bem comum é quando o surfista não usa o seu corpo inteiro para desenvolver as manobras. Surfar bem requer envolver todo o corpo na realização das manobras. Assista a mais vídeos de surf; a surfistas tecnicamente mais habilidosos, e tente entender como funcionam os movimentos. Vai ajudar.

– Desperdício de energia
A quantidade de energia que você tem ao longo de uma sessão, é limitada. Portanto, se você desperdiça energia remando demais, ou remando para ondas inalcançáveis, você não terá mais combustível quando a boa chegar.

– Falta de prática
Persistência é uma das principais palavras-chave quando se quer desenvolver qualquer habilidade. É muito difícil evoluir quando a sua prática, ou treino, se torna irregular.

– Não ter alguém para filmar suas performances
Uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar suas habilidades, é assistir à filmagem das suas sessões de surf. Você se surpreenderá com o quanto pode evoluir analisando os seus vídeos. Não conseguir alguém para filmar o seu surf, é definitivamente um grande erro.

Uma dica legal tambem é prestar atenção nos vídeos da AprimoreSurf, do preparador físico Leandro Dora, que sempre traz insights sobre a prática desta arte milenar. 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias