Cortes Bank talvez seja a última fronteira do surf de ondas grandes. Os especialistas dizem que se existe uma onda de 100 pés surfável, ela fica lá.
Cortes Bank é uma ilha submersa a cerca de 170 quilômetros da costa de San Diego, na Califórnia. Ou seja, uma bancada, literalmente no meio do Pacífico, sem nada ao redor além de muita água.
Como se isso já não fosse assustador, o lugar é rota de tubarões-branco e algumas barbatanas enormes foram avistadas algumas vezes.
As ondas quebram normalmente no mesmo lugar, mas a falta de referência, torna o posicionamento bastante complicado.
Ainda assim, é uma onda muito desejada, pois reúne como poucas, perfeição, tamanho, power e tubos.
Na semana passada, uma equipe comandada pelo havaiano Garrett Mcnamara e pelo produtor Bill Sharp, realizou uma expedição ao pico, de olho nos mapas de previsão, que apontavam condições perfeitas.
+ Quem é Luke Shepardson, o campeão do Eddie Aikau?
Sharp está produzindo a segunda temporada de 100 Foot Wave (a onda de 100 pés) para a HBO Max. A série, basicamente, retrata a vida dos surfistas de ondas gigantes em busca da mítica onda de 100 pés.
Um time de peso integrado por Lucas Chumbo, Justine Dupont, Andrew Cotton, Will Skudin e Nic Von Rupp completaram a equipe que surfou um dos melhores mares já registrados por lá.
Aliás, a onda de Justine está sendo aclamada como a primeira onda de 100 pés surfada e registrada em Cortes Bank.
As imagens, por conta do contrato de exclusividade com a HBO, são raras, mas Sharp irá nos presentear com algumas “pílulas” do que rolou nesse dia épico para nosso deleite antes que a série estreie.
No vídeo abaixo, publicado no canal do youtube do canal australiano Swell Net, você confere algumas imagens: