Aprender como avaliar ou ter leitura de onda é um dos aspectos mais desafiadores ao surfista iniciante ou em desenvolvimento. Como diz o velho ditado “não há atalho para a experiência do aprendizado“, e isso não poderia ser mais verdadeiro ao aprender sobre leitura de onda.
Leia:
+ De surfistas iniciantes a intermdiários, confira 10 erros comuns no aprendizado do surf
No entanto, saber que está fazendo as perguntas certas, formar um esquema mental ou padrão de pensamento para aprender e desenvolver essa habilidade, fará com que você sinta que está progredindo na direção certa, o que pode ser metade da batalha.
Abaixo você confere dicas básicas para desenvolver e ajustar suas habilidades de leitura de onda para decidir o melhor curso de ação cada vez que vir uma onda se aproximando.
Conforme uma onda se aproxima, pergunte-se: essa onda é íngreme o suficiente? Se a resposta for não, você precisa responder à pergunta aonde o pico vai quebrar?
Para responder a isso, você precisa estimar a distância de onde o pico quebra em metros e observar a onda até que ela quebre.
Se você julgar que a onda é íngreme o suficiente para sua propulsão, reme em direção à onda e à segurança das águas profundas imediatamente. Se você ficar intimidado com a onda que se aproxima ou não quiser tentar pegá-la, o melhor a fazer é remar direto para o mar e para a segurança de águas mais profundas, onde as ondas não serão capazes de quebrar.
Agora se a resposta for não, você tem duas opções:
– Estime a distância em metros de onde a onda vai quebrar; observe a onda até que se quebre e calcule o quão bom foi seu cálculo e ajuste sua estimativa para a onda. Se você adivinhou que a onda não era íngreme o suficiente e que ela quebrará a 6 metros de onde você está sentado, mas na verdade a onda quebrou a 8 metros de você, então você saberá quando vir uma onda que parece ter formato, tamanho e inclinação semelhantes aos de onde você está sentado; a onda deve quebrar a cerca de 8 metros de distância.
– Ou comece a remar em direção ao pico e aonde você acha ou antecipa que será o melhor lugar para pegar a onda.
Ao remar, você deve avaliar constantemente como a onda está se formando, ajustando sua estimativa, velocidade da remada e posição no outside para refletir a mudança na forma da onda e escolher o lugar ideal para o drop.