23.8 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 29 fevereiro, 2024
23.8 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 29 fevereiro, 2024

Competição no Taiti define mais quatro vagas para o surf olímpico

Mais quatro surfistas garantiram sua classificação para os jogos olímpicos de Paris 2024 na última terça-feira (15), durante as disputas do Tahiti Pro. Três deles ainda nas baterias da repescagem que abriram o dia.

O primeiro a garantir sua vaga foi o australiano Jack Robinson, quando Ryan Callinan perdeu para Kelly Slater e Connor O´Leary para Seth Moniz – ambos eram seus adversários diretos na briga pelo posto olímpico.

+ Precaução ou medo? Desempenho de Filipe Toledo em Teahupoo gera polêmica

Os outros foram o japonês Kanoa Igarashi e o sul-africano Jordy Smith, com a derrota do seu compatriota Matthew McGillivray. O indonésio Rio Waida derrotou Kanoa e poderia se classificar se passasse por John John Florence nas oitavas de final, mas acabou perdendo. Então o sul-africano Matthew McGillivray ficou com a nona vaga pelo ranking do CT.

A décima e última vaga em aberto será disputada entre os surfistas do Brasil e será definida no Rip Curl WSL Finals, entre os brasileiros que se classificarem para a competição, excetuando-se Filipe Toledo que já tem passaporte para as olimpíadas carimbado.

O campeonato mundial da ISA de 2023 já classificou oito surfistas (quatro de cada gênero) da Europa, África, Ásia e Oceania. No caso das Américas, os países que não preencherem as duas vagas via CT, terão mais uma oportunidade nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Além disso, as nações terão ainda mais uma chance de classificar mais um homem e uma mulher para as Olimpíadas de 2024 através do próximo Mundial da ISA. Nesse caso, aquele país que obtiver a maior pontuação na disputa masculina e na disputa feminina terá o direito de mais um representante nos Jogos.

Paris 2024 – Surfistas já oficialmente classificados:

HOMENS

Classificados através do WSL CT

Ethan Ewing (AUS)

Filipe Toledo (BRA)

Griffin Colapinto (EUA)

Leonardo Fioravanti (ITA)

John John Florence (EUA)

Jack Robinson (AUS)

Kanoa Igarashi (JAP)

Jordy Smith (SAF)

Classificados através dos Jogos Mundiais de Surfe ISA 2023

Billy Stairmand (NZL)

Kauli Vaast (FRA)

MULHERES

Classificadas através do WSL CT

Brisa Hennessy (CRC)

Johanne Defay (FRA)

Tatiana Weston Webb (BRA)

Teresa Bonvalot (POR)

Carissa Moore (EUA)

Tyler Wright (AUS)

Classificadas através dos Jogos Mundiais de Surfe ISA 2023

Saffi Vette (NZL)

Sarah Baum (RSA)

Shino Matsuda (JPN)

Vahine Fierro (FRA)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias