Publicidade:

Como um big rider aguenta uma tonelada na sua cabeça?

Big rider é tipo um super herói da vida real. A seguir você entende por que.

Enfim, qual é o tamanho da maior onda que você já surfou? O quanto pesa uma onda de 10 metros? E uma de um metro? Em algum momento você já se fez essas perguntas?

A altura da onda é uma coisa; o peso é outra bem diferente. Quando nós soubemos o peso aproximado que recai sobre o surfista em uma vaca em uma onda de 10 metros de altura, ficamos parcialmente chocados.

Que dói ser amassado em uma onda que julgamos pesada, nós sabemos. Mas e sobre vacar em uma onda com 10 metros de altura? Você sabe o quanto dói?

LEIA: A respiração revolucionará sua vida. Descubra como

Seja pego no inside ou tomando na cabeça, entre outras maneiras, é sempre difícil sentir o peso da água salgada, principalmente em ondas de consequência.

Quando uma onda quebra, ela perde parte de sua energia. Mas para mais detalhes e conclusões, vão algumas contas:

De acordo com os físicos, uma onda quebrando pode aplicar uma pressão entre 1.220-29.294 quilogramas por metro quadrado, dependendo da sua altura.

Você se imagina lidando com números como este? São muitas as variáveis ​​envolvidas, como:

– A salinidade da água (a média mundial é de 3,5%);

– A altura, espessura e largura do lip em queda;

– Os ventos envolvidos na equação;

– A velocidade de viagem da onda, etc.;

Embora o corpo humano não “sinta” literalmente esses números massivos, ele definitivamente sentirá algo.

Por isso, tendo em vista o valor máximo desta janela de peso (29.294 quilogramas por metro quadrado), podemos facilmente concluir que as ondas grandes são, sem dúvida, pesadas.

Obtendo um peso para sua onda específica

Para obter um peso geral para sua onda específica, você pode memorizar o seguinte:

Que aproximadamente um metro cúbico de água (1.000 litros) pesa uma tonelada métrica (1.000 kg).

Que tal isso?

Por exemplo, uma onda de 33 pés (10 metros) de altura com largura de 66 pés (20 metros) significará que, se você for amassado por ela, sentirá o equivalente a 410 toneladas (410.000 kg) sobre seu corpo – ou seja, mais de uma tonelada sobre metro cúbico.

Esse é o peso de 488 Fuscas Volkswagen (modelo 1967) – ou 315 carros pequenos, como você confere no vídeo abaixo, que mostra essa matemática detalhada.

Outro exemplo da perspectiva do surfista médio: imagine um lip de onda de 50 centímetros de espessura; 3,2 pés de largura, em uma onda de três pés no verão.

Peso total? Sólido de 500 quilogramas.

O peso de um lip de onda pode ser enorme. Portanto, certifique-se de que suas habilidades de mergulho estejam atualizadas.

Proteja sua cabeça e suas costas também, porque obter oxigênio quase parecerá uma necessidade secundária sob esse peso.

No vídeo abaixo, você confere Ross Clark Jones e Tom Carroll em ondas pesadas; veja também em detalhes a matemática do peso de uma onda de 10 metros de altura:

“Muitos surfistas não têm aquele espírito natural de simplesmente ir [em condições brutais],” proclama o monstro Ross-Clarke Jones, no final do vídeo.

Pois, de fato, quem aí está pronto (a) para encarar uma vaca de 1 tonelada nas costas?

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias