26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Como funciona Pipeline? “Uma onda que mede coragem e intuição,” diz Shaun Tomson

Você já parou para perguntar como funciona Pipeline?

Localizado no meio do maior oceano do mundo, o North Shore de Oahu, no Havaí, está posicionado para receber vários swells do Pacífico Norte, mais frequentes no Hemisfério Norte nos meses de inverno, com o desenvolvimento de fortes tempestades frontais geralmente direcionadas ao Leste.

A ponta de Oahu é voltada para o Noroeste, ou seja, na rota da maioria dos swells. Os swells de Noroeste são os mais comuns e os mais fortes.

+ Peterson Crisanto fala sobre o perrengue para competir em Pipeline

 

+ De biquilha em Pipeline, Kelly Slater faz história

A condição ideal para Pipeline é a direção de Oeste / Noroeste e Noroeste, com período longo a mediano, por volta de 330 graus.

Já para Backdoor, Noroeste com Norte / Noroeste, de 315 a 330 graus.

Já para rolar os “A Frames” consistentes, deseje ondulações de Noroeste com período mediano, de 315 a 330 graus.

Mas, afinal, como funciona Pipeline? Confira no vídeo abaixo a mecânica da “Rainha do North Shore de Oahu”, explicada pelo Surfline:

Agora que você já sabe um pouco sobre a mecânica de Pipeline, confira este vídeo em que o sul-africano campeão mundial Shaun Tomson, 65, fala sobre “a onda mais importante do mundo”:


“Uma das mais desafiadoras do mundo, esta onda de fato serve como medida da coragem do surfista; sua técnica, e também uma medida dos seus instintos, porque é uma onda instintiva; comprimida, drop, tubo; é sobre o tubo, intensidade; uma onda muito intimidante, que não permite erros. Ouvi dela pela primeira vez aos 15 anos, surfei ela pela última vez na casa dos 50 e quebrei o nariz [risos!]. Acho que para surfar bem Pipeline, para mitigar os riscos, você deve ser absolutamente comprometido com o drop. Quando você olha esses caras, eles fazem parecer fácil. Até mesmo os melhores surfistas são massacrados, e você nunca sabe, uma vaca lá sua pode ser a última. Os riscos de morte são reais,” sintetiza Tomson.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias