Publicidade:

Aéreos: passo a passo do voo perfeito no surf, com Ícaro Rodrigues

Especialista em aéreos, o local do Guarujá Ícaro Rodrigues se destaca pelos voos com a prancha no surf. Fomos atrás do surfista para saber mais sobre o mecanismo do aéreo – e a entrevista que você lê abaixo visa ajudar os surfistas que já arriscam suas primeiras decoladas e precisam daquele “empurrãozinho” para evoluir cada vez mais.

Leia e confira as dicas para mandar os aéreos no surf:

Qual o passo a passo pra se lançar nas primeiras decoladas?
Acho que a melhor maneira de começar a decolar é se concentrando no impulso, funciona como se tivesse pressionando uma mola e depois soltando… Você precisa estar com velocidade e fazer o bottom turn um pouco agachado para conseguir impulso na hora de saltar; é necessário fazer esses movimentos sincronizados com o tempo da onda, para que possa atingir o lip antes dele quebrar. A aterrissagem é uma parte muito importante; eu sempre aterrisso flexionando as pernas para amortecer a queda, o que ajuda a evitar lesões.

O tamanho da onda influencia? Como?
Com certeza! Quanto maior e mais forte for a onda, mais alto você voa!

Pressão no pé da frente, no pé de trás? Como você faz?
Gosto de deixar a base um pouco aberta, piso com o pé de traz bem próximo a rabeta e o resto está na questão do impulso.

Leia mais

+ Big Surf: 5 dicas para enfrentar ondas gigantes

+ Wipeout, vaca, caldo: como lidar com os imprevistos do surf?

+ Como entubar de backside, com AprimoreSurf

Joelhos… como podem te ajudar?
Podem servir como amortecedores!

Grebar ou não? Por quê?
Para um iniciante eu indico fazer primeiro sem grab. Você precisa saber decolar pra depois querer segurar a prancha no ar.

Tem diferença de execução de backside pra frontside?
Funciona praticamente igual para os dois lados, tanto de back como de fron. Acredito que seja mais fácil aprender primeiro de frontside.

Você precisa estar com velocidade e fazer o bottom turn um pouco agachado para conseguir impulso na hora de saltar; é necessário fazer esses movimentos sincronizados com o tempo da onda, para que possa atingir o lip antes dele quebrar.

Quais as melhores ondas pra treino?
As melhores ondas para treinar aéreos são as cavadas, porque te dão mais velocidade e proporcionam rampas melhores.

Pescoço e braços… Onde ficam nessa história? Como ajudam na execução?
Os dois ajudam bastante, mas isso já seria para um nível mais avançado.

Fora d’água, algum treinamento pode ajudar?
Acredito que o melhor treinamento seja a filmagem e depois a análise da mesma. Se você tiver do lado de alguém que entenda do assunto, melhor ainda.

Como você evoluiu seu game nos aéreos? Que você sentiu que te ajudou a melhorar?
Com certeza foi o fato de assistir vários filmes de surf. Só de ver eu acabo assimilando o movimento na água. Na real, assistir aos vídeos me ajuda em todas as manobras… Mas o que realmente me ajudou muito foi a oportunidade de poder surfar diariamente com um dos pioneiros do surf aéreo no Brasil, o Wellington Gringo. Nos fazíamos filmagens todos os dias e ele sempre me motivava a ser melhor, nunca ficar satisfeito e sempre buscar evolução… No meu caso não tive um professor, foi um mestre mesmo!

E aí, pronto pra se lançar?

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias