26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Como evitar a câimbra muscular no surf

Por Kevin Assunção

Nada mais chato do que ter o músculo da panturrilha contraído ou a coxa travada depois de sair de uma onda. Situações como essas têm ainda mais chances de acontecer se a água estiver gelada, e a possibilidade de você ter que sair d’água é imensa. Para evitar a câimbra no surf, não deixe de lado a alimentação, a hidratação e o aquecimento adequados antes de surfar.

“O surfista deve priorizar o aquecimento, alongar não é indicado, pois o músculo está frio e pode sofrer microlesões que podem se agravar”, diz o preparador físico Kin Cordeiro. “No aquecimento, faça movimentos articulados, como girar os braços para frente e para trás ou encostar as mãos nos pés, sem dobrar os joelhos. Correr também é indicado”.

Adaptações podem ser feitas na refeição para aumentar a resistência na água. A nutricionista esportiva Alessandra Favano diz que “é importante consumir carboidratos e potássio”. Segundo ela, as boas fontes são frutas, cereais, geleias, pão, queijo branco e suco natural.

Leia mais

+ Afinal, por que sentimos cãibra?

+ 5 alimentos eficazes no combate à cãibra muscular

+ Os pilares de uma boa saúde: Surf X Nutrição X Imunidade

Como você não percebe o quanto transpira ao surfar, o médico indica algo difícil para os surfistas: parar alguns minutos entre uma série e outra, o que ajuda a evitar a câimbra. “Para prevenir a contração, o ideal é sair da água depois de 1h30”, explica Kin. Mas, se preferir continuar no outside, leve sachês de gel de carboidrato e consuma um a cada uma hora, segundo Alessandra.

Em mares gelados, a incidência de câimbra é maior porque o músculo fica com menor circulação de oxigênio e nutrientes. No entanto, a roupa de borracha cumpre a função de equilibrar a temperatura do corpo, mas, por outro lado, você ficará mais pesado e fará mais força na remada.

Caso sinta a câimbra, deite na prancha e espere a contração aliviar. Ficar na água e forçar a região poderá agravar a lesão. Nas situações extremas, espere a musculatura relaxar e vá remando para o inside. Volte à praia com uma onda estourada. Na areia, alongue levemente e procure se hidratar e alimentar.

Como evitar a câimbra no surf, resumindo em 5 dicas básicas:

1) MANTENHA A ALIMENTAÇÃO e a hidratação corretas para aumentar o tempo de disposição no mar. Frutas, sucos, cereais, pão e queijo são ideais.

2) AQUECER É MELHOR  do que alongar. Faça movimentos articulados, como girar os braços ou jogar o corpo para baixo, sem dobrar os joelhos.

3) DESCANSE alguns minutos entre uma série e outra para relaxar os músculos. Quedas de 1h30 são mais indicadas.

4) ROUPA DE BORRACHA  ajuda a evitar câimbras. Ela aumenta a circulação de sangue nos músculos e poupa o desgaste do organismo.

5) AO SENTIR A CÂIMBRA deite na prancha até a contração diminuir, procure alongar levemente em caso de extrema dor e retorne à praia.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias