Publicidade:

Como escolher a roupa de borracha ideal?

Com o fim do verão, a água começa a gelar e, sobretudo nos estados do sul do Brasil, vai ficando complicado surfar sem roupa de borracha.

Em breve, também fica complicado cair na água só de bermuda na costa sudeste do país e aí vem aquela pergunta: como escolher a roupa de borracha ideal?

Como escolher a roupa de borracha ideal?

Após o sucesso nos Jogos Olímpicos, o surf vive uma fase de grande popularidade, com muita gente, das mais variadas idades, iniciando no esporte.

Surgem então, sobretudo entre os iniciantes, muitas dúvidas sobre a roupa de borracha ideal, afinal são muitas opções.

Feito de um material chamado neoprene, a função da borracha é manter o corpo aquecido, por esse motivo essa vestimenta é indispensável para a prática de esportes aquáticos em baixas temperaturas.

A tecnologia empregada, tanto na produção dos materiais, quanto nos designs, evoluiu muito, e é possível encontrar roupas de borracha feitas especialmente para homens, mulheres, adultos e crianças, com variadas opções de elasticidade (o que é muito importante no caso do surf) e temperaturas.

+ Como evitar mau cheiro em roupa de neoprene

+ Escolhendo a prancha de surf ideal

Como funcionam as quilhas?

Por exemplo, no caso das roupas de borrachas desenvolvidas para mulheres cada medida é milimétricamente adequada ao corpo feminino, como quadris, cintura, busto e etc.

No caso de um surfista profissional, que irá passar muitas horas na água, é fundamental usar uma roupa com muita elasticidade e vedação perfeita – sobretudo para a temperaturas mais baixas.

Mas se você não é um profissional das ondas, talvez não precise investir em uma roupa com tanta tecnologia, que é, consequentemente, mais cara.

Porém, seja qual for o tipo, é fundamental acertar na hora da escolha do tamanho, espessura, e entender alguns cuidados básicos que aumentarão a vida útil do produto.

Modelos:

roupa de borracha ideal
A tecnologia avançou tanto que hoje é possível surfar até mesmo no frio polar. Foto: reprodução

Existem diferentes modelos de roupas de borracha, indicados para diferentes situações de temperatura da água e do tempo. São eles:

Long John (calça e manga compridas ou curtas):

São indicadas para dias de frio intenso e água bem gelada, pois cobrem todo o corpo. No caso do modelo de mangas curtas, geralmente é usado quando a água está fria, mas a temperatura do ar, não.

Short John (manga longa, calça curta e sem mangas)

Indicados para dias em que a água está gelada, mas o tempo está quente, com sol ou vice-versa. A escolha vai depender de o quão “friorento” é o surfista.

Colete

Também chamado de “neoprene de verão”, é uma blusa, sem a parte de baixo, pode ser encontrado também nas três opções (manga longa, calça curta e sem mangas). Como o nome diz, é usado em dias frios do verão ou outono, onde sua função está mais relacionada ao conforto térmico do que proteção efetiva contra o frio.

Espessuras

Roupa de borracha
No comparativo, a sugestão de uso de roupa de borracha de acordo com a temperatura. Foto: Reprodução

A espessura de uma roupa de borracha também é muito importante, pois, quanto mais espesso é o neoprene, maior será sua capacidade de reter calor.

Sua escala é medida em milímetros e as opções mais comuns são de: 1.5 mm, 2.0 mm, 2.2 mm, 3.2 mm, 4.3 mm e 5.4 mm.

Contudo, existem variações de espessura, a depender do fabricante e temperatura da água, que nos casos mas extremos pode chegar aos 7 mm.

No Brasil, mesmo nas regiões mais frias, dificilmente será necessário usar uma roupa de borracha mais grossa do que 3.2 mm (desde que vedada) para a maior parte dos dias do ano.

Lembrando que quanto mais grosso o neoprene, mais pesada será a roupa e menos mobilidade terá o surfista (e aqui entra a questão da tecnologia empregada na maleabilidade, muito importante sobretudo nas vestes com maior espessura).

Vedação

Roupa de borracha ideal
Exemplo de dois modelos de vedação: totalmente vedado à esquerda e com zíper nas costas. Foto: Reprodução

A vedação de uma roupa é muito valorizada, pois é o que impede o contato da água gelada com seu corpo.

Quanto mais vedação, mais seco você vai ficar por dentro da roupa de borracha. Esse conceito está relacionado com o sistema de ajuste da vestimenta com o seu corpo, sendo o zíper o maior “vilão”.

É difícil vedar completamente uma roupa com o zíper nas costas e por isso as roupas vedadas normalmente possuem uma área pequena de zíper, na altura do peito, e há aquelas que são feitas completamente sem zíper.

Assessórios

Também existem acessórios que podem ser usados em dias mais frios, como é o caso de botas, luvas e gorros.

Mas, novamente no caso do Brasil, a não ser nos meses de inverno no extremo sul do país, provavelmente as luvas e o gorro serão pouco usados. Já as botas têm mais probabilidade de irem para a água.

Cuidados básicos

Por fim, lave a sua roupa de borracha sempre com água doce e fria após o uso. Deixe-a secar à sombra naturalmente, pois o sol resseca a borracha e encolhe sua roupa. Evite usar sabonete, cloro ou qualquer outro produto de limpeza quando for lavar sua roupa de borracha.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias