Publicidade:

Como evitar e cuidar de insolação?

 

Surfar várias horas seguidas é ainda melhor quando o dia está ensolarado. Porém, você deve ficar esperto para não sofrer insolação e ser obrigado a ficar longe do mar por alguns dias para cuidar desse problema. O principal fator que gera insolação é a desidratação.

Quando o grau é leve, os sintomas são dor de cabeça e vermelhidão da pele. Nos piores casos, tontura, febre, náuseas, perda de consciência temporária e arritmia cardíaca e respiratória são os sintomas. “No primeiro dia não senti nada. Já na manhã seguinte, veio uma dor de cabeça tremenda e muita fraqueza”, conta Thiago Camarão.

Leia mais

+ Como evitar a câimbra muscular no surf

+ Manchas escuras: como clarear a pele com protetores solares

Ricardo dos Santos, vencedor da triagem para Teahupoo neste ano, também sentiu na pele: “Estava com calor e, de repente, com muito frio. A temperatura do meu corpo mudou muito rápido e eu tinha dificuldade para respirar”, disse.

“Para evitar, é recomendável que o surfista ingira líquidos antes e depois da atividade”, orienta o dermatologista Beni Moreinas, do Hospital Albert Einstein. “Uma refeição reforçada e saudável, com carboidratos, proteínas e frutas, e a exposição correta ao sol, de preferência fora do horário entre 10h e 15h, são fundamentais”. Surfar de lycra ou de camiseta e usar protetores solares com óxido de zinco, que bloqueiam raios UVA e UVB, são mais um passo para você não se dar mal.

Se você está sentindo os efeitos, o melhor a fazer para cuidar de insolação é ficar na sombra e em ambientes bem ventilados. Saber qual a frequência cardíaca e respiratória também é importante – estar ofegante ou com o coração disparado é um péssimo sinal, por isso, repousar é necessário. Para baixar a temperatura do corpo, suar menos e controlar seu ritmo, utilize compressas de água fria no rosto e hidrate-se com água e sucos naturais.

No entanto, se a insolação for grave, como nos casos de tontura e perda de consciência, a solução é tomar soro na veia – coisa que você encontrará só em um posto de saúde. Se não tiver nenhum por perto, prepare um caseiro, com 200 ml de água, 20g de açúcar e 10g de sal. “É importante lembrar que, independentemente do grau, o repouso significa não surfar. Se você pegou insolação, fique ao menos três dias longe das ondas”, aconselha Beni Moreinas.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias