Foram definidos neste final de semana na praia do centro (Praião), os campeões da 1ª etapa do Circuito Itanhaense de Surf 2022. Competidores de todo o litoral prestigiaram o evento que contou com uma excelente estrutura e premiação.
No sábado um vento muito forte quase destruiu a estrutura, mas logo passou e a competição que precisou ser paralisada retomou com as ações dentro d’água. No domingo decisivo, as ondas melhoraram proporcionando disputas acirradas e emocionantes por parte dos atletas.
Gustavo Ribeiro foi o melhor surfista do campeonato, ganhou a categoria Open com um surf radical e saiu na frente na busca do título deste ano. Dono da maior nota do campeonato 9.5, Gustavinho de Itanhaém, passou todas as baterias que disputou em primeiro lugar e na final deu uma aéreo ( 8.83), levantando a torcida, para liquidar a fatura pois já tinha uma ótima onda no somatório de 7.67.
Na categoria Sub 18, o excelente competidor de Mongaguá Tierres Alves levou a melhor. Tierres também abusou das manobras aéreas para vencer a sua categoria.
Lucas Camargo, paranaense que está residindo em Praia Grande foi o grande destaque da competição, chegou na final da categoria Open e levou a sub16 em uma disputa acirrada com outro talento do estado de São Paulo, Caio Okamoto de Bertioga.
Veja também:
+ Rodrigo Koxa critíca a grande mídia e medições de possíveis recordes de onda surfada
+ Big rider Alex Botelho processa WSL depois de quase morrer afogado em Nazaré
+ Kelly Slater e mais 38 surfistas do CT inscritos no Challenger Series Snapper Rocks
Na sub 14, Okamoto nos instantes finais pegou uma esquerda e com uma rasgada forte e uma batida explodindo a junção marcou 8.0 pontos para subir no lugar mais alto do pódio Bruno Costa de Ubatuba também surfou muito e acabou com o vice-campeonato.
Guilherme Noé é um talento da nova geração do surf de Itanhaém, fez final na sub 14 e não deu chances aos seus adversários na sub 12, foi o campeão e melhor disparado da categoria.
Samuel Martinez de Praia Grande foi o grande campeão da sub 10, pegou as melhores ondas na final e não deu chances para seus adversários.
A categoria Open Feminino foi marcada por uma final muito disputada entre kaylane Souza de Santos e Bibi Noqueira de Praia Grande. Nos instantes finais Bibi pegou uma esquerda acertou uma rasgada muito potente de backside que lhe rendeu 6.5, logo em seguida veio em outra esquerda deu mais duas rasgadas de back potente, com 5.8 para finalizar em primeiro lugar.Kaylane surfou muito bem somou 5.33 e 4.87 finalizando com o vice campeonato.
Jonas Lima atleta local do pico foi o melhor no longboard. Jonas pegou uma linda esquerda, surfou no critério atual conquistando 7.67 e ainda somou outra boa onda de 6.83 para finalizar na primeira colocação. Luan Xavier outro talento local bem que tentou mas não achou ondas de qualidade e acabou na segunda colocação.
Nos instantes finais Akio Saito achou uma direita, fez ótimas manobras e virou a bateria recebendo dos juízes 8.0 para delírio da galera local sagrando –se o grande campeão da categoria Gran Master. A 2ª etapa está agendada para 27 e 28 de agosto na Praia do Cibratel.
Resultados 1ª etapa Circuito Itanhaense de Surf 2022
Categoria Open:
1º Gustavo Ribeiro – Itanhaém
2º Diego Silva – Itanhaém
3º Tierres Alves – Mongaguá
4º Lukas Camargo – Praia Grande
Categoria Sub 18:
1º Tierres Alves – Mongaguá
2º Lucas Ferreira – Peruíbe
3º Pedro Ferreira – Peruíbe
4º Vitor Santos – São Vicente
Categoria Sub 16:
1º Lukas Camargo – Praia Grande
2º Caio Okamoto – Bertioga
3º Pedro Ferreira – Peruíbe
4º Bruno Costa – Ubatuba
Categoria Sub 14:
1º Caio Okamoto – Bertioga
2º Bruno Costa – Ubatuba
3º Léo Yagi – Praia Grande
4º Guilherme Noé – Itanhaém
Categoria Sub 12:
1º Guilherme Noé – Itanhaém
2º Léo Yagi – Praia Grande
3º Havy Haddad – Itanhaém
4º Gabriel Brasil – Santos
Categoria Sub 10:
1º Samuel Martinez – Praia Grande
2º Enzo Monteiro – Mongaguá
3º Cauê Butori – São Sebastião
4º Benjamin Maia – Itanhaém
Open Feminino:
1º Bibi Nogueira – Praia Grande
2º Kaylane Souza – Santos
3º Lívia Fugiwara – Peruíbe
4º Luany Ribeirinho – Mongaguá
Longboard:
1º Jonas Lima – Itanhaém
2º Luan Xavier – Itanhaém
3º Alison César – Santos
4º Vitor Santos – São Vicente
Grand Master:
1º Akio Saito – Itanhaém
2º Alex Godoy – São Vicente
3º Sidnei Oliveira – Praia Grande
4º Anderson Robet – Praia Grande
O Circuito Itanhaense de Surf 2022 é uma realização da Associação de Surf de Itanhaém, apoio da Prefeitura de Itanhaém e supervisão da Federação de Surf do Estado de São Paulo.
Patrocínio: Ofta, Fun wax, Saito Supermercados, Restaurante Tia Lena, Erick Bike, Zanin, Planet Car, Perseg,Construjaci, Reage Surf Boards, Tips, Stone Shark, Pro foam, CT Oceano,Pro 3 academia, Luuma,Wolts, Kbana Esportes e Ripcord.
Apoio: Benetton, Energita, Bocão Surf Shop, Panzer, Frutodagua, Closet, Ettec, Quiosque Mahalo, Rafa Surf, Surf Bairro, Museu do Surf e Projeto Pitanga.