Imagens captadas pelo cinegrafista brasileiro Thomaz Monteiro, durante um mergulho na Ilha Morcego, na Costa Rica, chamou a atenção de especialistas e gerou debates nas redes sociais sobre a inteligência das raias e os animais marinhos.
As imagens mostram uma raia manta bastante machucada “pedindo” para ser salva de uma rede de pesca enroscada em seu corpo. Normalmente, esse tipo de interação só é notada em golfinhos e baleis, que são mamíferos e, portanto, no caso das raias o vídeo se revela impressionante e também inspirador.
Veja também:
+ 16 tubarões vistos em Balneário Camboriú desde o início do alargamento da praia
+ Challenger Series chega à etapa final com apenas um brasileiro na zona de classificação
Segundo Thomaz disse em entrevista ao Estadão, eram apenas cinco mergulhadores na água, quando uma raia manta de oito metros se aproximou do grupo e ficou parada aguardando ajuda.
“A aproximação de mantas é bem comum, mas nunca tinha visto ela ficar parada esperando a rede ser retirada. Ela estava cheia de cicatrizes e machucados. Quando a gente vê um animal desse tamanho, tendo um tipo de atitude como essa, o mínimo que tínhamos que fazer era divulgar. Apontar holofotes para isso, levar o turismo para lá, para que seja maior a pressão da população contra a pesca ilegal”, revelou.
Assista ao vídeo: