20.9 C
Hale‘iwa
domingo, 17 março, 2024
20.9 C
Hale‘iwa
domingo, 17 março, 2024

Cientistas criam micróbio “transgênico” que pode acabar com plásticos nos mares

Pesquisadores desenvolvem ser vivo que se alimenta de carbono encontrado no plástico marinho

Por Redação HC

Um grupo de cientistas de diversos países se reuniu para encontrar soluções para o acúmulo crescente de plástico nos oceanos. A nova descoberta foram  micróbios marinhos microscópicos que estão corroendo o plástico , fazendo com que o lixo se decomponha lentamente.

Para o estudo, foi coletado plástico desgastado de duas praias em Chania, na Grécia. As peças eram de polietileno, o plástico mais popular e o encontrado em produtos como sacolas de compras , ou poliestireno, material rígido encontrado em embalagens de alimentos e eletrônicos.

Entretanto, para que os micróbios possam se alimentar, precisam de um ambiente adequado: os restos de plástico necessitam ser expostos ao sol e passam por mudanças químicas para que se tornem quebradiços. Tudo isso precisa acontecer antes que os micróbios comecem a digerir o material.

VEJA TAMBÉM:
-TUBARÃO ATACA E MATA BANHISTA NO HAVAÍ

Na pesquisa, os tipos de micróbios usados foram os sintéticos e os naturais. Foi confirmado que a ação desses agentes “devorou” os plásticos: o poliestireno teve sua massa reduzida em 11%, enquanto o polietileno foi reduzido em 7%.

Agora os pesquisadores se dedicam a aumentar a eficácia dessas bactérias em escala global. Ainda existem dificuldades, sendo a  principal delas a variedade de plásticos nos oceanos. O desafio é produzir esses micróbios para que possam reduzir com mais eficácia o volume das variantes do plástico, criando ambientes adequados em que estes seres vivos – e sintéticos – possam agir com mais velocidade.

VEJA TAMBÉM:
-4 CANTOS DO NORTE: CONHEÇA UM DOS MELHORES POINT-BREAKS DE SC
-VÍDEO: JOÃO CHUMBINHO ARREBENTA NA FINAL E É CAMPEÃO EM IQUIQUE

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias