26 C
Papeete
segunda-feira, 27 maio, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 27 maio, 2024

Ciclone coloca comunidade do surf em alerta neste fim de semana

Ao que tudo indica, os surfistas da região Sul do Brasil poderão tirar suas pranchas para ondas grandes do armário neste final de semana. A chegada de um ciclone extratropical, que está se formando sobre o Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (7), segundo previsão da Climatempo Meteorologia, irá fazer com que o mar suba. Mas também trará ameaças a quem estiver no litoral devido aos fortes ventos e chuva intensa.

De acordo com as boias de previsão do site Windguru, o ciclone está gerando uma ondulação de sudeste com períodos em torno de 10 segundos e ondas que podem chegar aos 2,3 m em praias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir deste sábado.

+ WSL divulga baterias da etapa de Jeffrey’s Bay

No entanto, os ventos serão de grande intensidade, da direção sul, chegando aos 26 nós (aproximadamente 48 km/h) no final da manhã e perdendo intensidade na madrugada, com as condições de surf tornando-se melhores no domingo.

O swell e ventos devem atingir a costa de São Paulo no domingo, mas com menor intensidade. As ondas devem ficar ao redor de 1,5m e período de 11 segundos, em média, de acordo com as previsões do Windguru.

Já as chuvas cairão forte na região sul a partir da tarde dessa sexta-feira e em São Paulo a partir da madrugada de domingo. A previsão é de que o volume de chuva no acumulado de sexta e sábado fique entre 100mm e 150mm no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, além de áreas do sul e do leste de Santa Catarina, entre a tarde dessa sexta feira e durante o sábado.

A Defesa Civil do RS emitiu boletim destacando a necessidade de “atenção” para “instabilidades meteorológicas” ao longo do final de semana, na região Sul. De acordo com o órgão, pode haver “transtornos relacionados aos acumulados e aos temporais” a partir dessa sexta-feira.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias