Ao que tudo indica, os surfistas da região Sul do Brasil poderão tirar suas pranchas para ondas grandes do armário neste final de semana. A chegada de um ciclone extratropical, que está se formando sobre o Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (7), segundo previsão da Climatempo Meteorologia, irá fazer com que o mar suba. Mas também trará ameaças a quem estiver no litoral devido aos fortes ventos e chuva intensa.
De acordo com as boias de previsão do site Windguru, o ciclone está gerando uma ondulação de sudeste com períodos em torno de 10 segundos e ondas que podem chegar aos 2,3 m em praias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir deste sábado.
+ WSL divulga baterias da etapa de Jeffrey’s Bay
No entanto, os ventos serão de grande intensidade, da direção sul, chegando aos 26 nós (aproximadamente 48 km/h) no final da manhã e perdendo intensidade na madrugada, com as condições de surf tornando-se melhores no domingo.
O swell e ventos devem atingir a costa de São Paulo no domingo, mas com menor intensidade. As ondas devem ficar ao redor de 1,5m e período de 11 segundos, em média, de acordo com as previsões do Windguru.
Já as chuvas cairão forte na região sul a partir da tarde dessa sexta-feira e em São Paulo a partir da madrugada de domingo. A previsão é de que o volume de chuva no acumulado de sexta e sábado fique entre 100mm e 150mm no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, além de áreas do sul e do leste de Santa Catarina, entre a tarde dessa sexta feira e durante o sábado.
A Defesa Civil do RS emitiu boletim destacando a necessidade de “atenção” para “instabilidades meteorológicas” ao longo do final de semana, na região Sul. De acordo com o órgão, pode haver “transtornos relacionados aos acumulados e aos temporais” a partir dessa sexta-feira.