23 C
Papeete
quarta-feira, 22 maio, 2024
23 C
Papeete
quarta-feira, 22 maio, 2024

Ceará abre o calendário de competições da CBSurf em 2024

Nos próximos dias, o município de Paracuru (CE) se prepara para receber a abertura do calendário oficial da Confederação Brasileira de Surf em 2024. Entre 14 e 24 de março, a Praia do Ronco do Mar, símbolo do surf cearense, será palco do Pena Paracuru Surf Festival, evento que englobará as primeiras etapas do circuito nacional de Longboard e SUP Surf, culminando com a Taça Brasil de Surf, divisão de acesso ao CBSurf Dream Tour.

Na próxima quinta-feira, dia 14, as modalidades Longboard e SUP Surf abrem o festival. Os atletas batalharão pelo título da etapa, a atrativa premiação e a liderança no circuito. O encerramento das duas modalidades está previsto para o domingo, dia 17.

Pelo segundo ano consecutivo, os maiores nomes do longboard do país se reunirão no Ronco do Mar. Entre os nomes que já confirmaram presença estão, na Profissional Masculino, os atuais campeão e vice, respectivamente Rodrigo Sphaier-RJ e Carlos Bahia-SP, Antônio Robles-RN, Jefson Silva-RJ e os locais João Pedro, Elis Silva, dentre outros.

Rodrigo Sphaier (RJ) defende o título brasileiro de longboard nas águas cearenses. Foto: Pablo Gimenez

Na Feminino Pro, a atual campeã brasileira Atalanta Batista-PE também já confirmou participação, assim como as cariocas Jasmim Avelino e Ayllar Cinti, a potiguar Marina Carbonel, e as locais Flora Costa, Bianca Santos e Sol Tostes, essa última vindo direto do Peru para as ondas do Paracuru. Mas, a lista não para por aí. Robson Fraga-SE, Júnior Manteiga-PB, Ronaldo Filho-CE, Raone Caleb-CE, Daniks Fisher-SP, Marcelo Bibita-CE e muitos outros nomes de peso nacional também competirão nas famosas ondas cearenses.

Brasileiro de Longboard e SUP
Leonardo Gimenes (SP), atual campeão brasileiro de SUP Surf. Foto: Lima Junior

Em relação ao stand up paddle, o estado do Ceará fará sua estreia no CBSurf SUP Surf, adicionando uma nova página à história esportiva da região. Essa modalidade promete deixar sua marca em uma região já conhecida por sua tradição nos esportes a remo. Entre os competidores que já confirmaram inscrição, além dos atuais campeões brasileiros Gabriela Sztamfater (SP) e Leo Gimenes (SP), Leco Salazar (SP), Luiz Diniz (SP), Carlos Chalaça (PE), Adriano Trinca Ferro (SC), Ygon Maia (CE), Evandro Silva (CE), Gustavo Foester (BA), dentre outros no masculino. E Aline Adsaka (SP), Kaylane Souza (SP), Carol Barcellos (CE), Kilvia Cardoso (CE), dentre outras feras.

CBSurf Taça Brasil

Campeões Taça Brasil de Surf
Local de Paracuru, Silvana Lima (CE) comemora a vitória da etapa em 2023 disputada em seu “quintal de casa”. Foto: Lima Jr

Após dois anos consecutivos encerrando o certame, o Ceará será a sede da etapa de abertura do CBSurf Taça Brasil, o circuito de acesso à elite do surf brasileiro, o Dream Tour, e a expectativa é a de um grande show de surf protagonizado por alguns dos melhores surfistas profissionais em atuação no Brasil. O Pena Paracuru Surf Festival será a primeira das quatro etapas que valerão 10.000 pontos e distribuirão R$ 200.000 (duzentos mil reais), inaugurando o novo formato da Taça Brasil, conferindo ainda mais importância à etapa.

Para os surfistas cearenses e nordestinos, acostumados ao início do circuito longe de casa, será uma ótima oportunidade de começar o ano embalado com um bom resultado. Mas, como os surfistas do Brasil inteiro já estão acostumados, o Ceará estará de braços abertos para todos que estiverem presentes em busca da realização de seus sonhos, como explica Amélio Jr., Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará:

Receber atletas de todo o Brasil para nós sempre foi motivo de grande alegria. Basta perguntar a quem já veio. O Cearense é um povo hospitaleiro por natureza. Gosta de receber e fazer com que todos os visitantes se sintam bem. E no Paracuru não é diferente. Estamos prontos para realizar essa grande festa e desejamos a todos boa sorte, boas ondas e aproveitem esses dias para desfrutar do que temos de melhor, desde a culinária, até as nossas boas ondas nessa água quentinha que todos adoram. Sejam todos muito bem-vindos”, declarou o dirigente.

Serão 11 dias de muito surf e batalhas eletrizantes protagonizadas no município cearense que respira surf. Paracuru já está preparada e em contagem regressiva para receber e acolher os principais protagonistas da festa: os surfistas.

AO VIVO – O Pena Paracuru Surf Festival 2024 contará com Transmissão Ao Vivo do evento no site cbsurf.org.br ou no YouTube da CBSurf, o canal CBSurfPLAY. Entrevistas, bastidores, curiosidades, replay, além de claro, um show de imagens de todas as baterias disputadas e muito mais.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias