26 C
Papeete
sábado, 20 julho, 2024
26 C
Papeete
sábado, 20 julho, 2024

CBSurf Floripa Pro: Peterson Crisanto é destaque na Praia Mole

O paranaense Peterson Crisanto comandou o show de aéreos da quarta-feira no CBSurf Floripa Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis. Ele acertou os três que arriscou e fez os recordes do dia, batendo as marcas do catarinense Mateus Herdy e do cearense Michael Rodrigues, que também se destacaram nas boas ondas da Praia Mole. O líder do ranking profissional da Confederação Brasileira de Surf, Krystian Kymerson, estreou com vitória. Mas, o vice-líder, Alan Jhones, acabou eliminado no desempate. A rodada de apresentação dos principais cabeças de chave, prossegue a partir das 8h00 da quinta-feira e neste quarto dia será iniciada a competição feminina, com transmissão ao vivo pelo CBSurf.org.br.

Os primeiros destaques da quarta-feira de chuva, mas com boas ondas na Praia Mole, foram Mateus Herdy e Michael Rodrigues, que moram em Florianópolis e sempre surfam no palco do CBSurf Floripa Pro, válido como quarta etapa do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf. Mas, todos os recordes do dia foram batidos por Peterson Crisanto, que completou todos os aéreos que arriscou nas direitas da Praia Mole. O primeiro foi um full rotation muito alto, que arrancou nota 9,17 dos juízes. O segundo foi um alley oop que valeu 8,50 e ainda acertou outro aéreo rodando que recebeu 8,27, nota que foi descartada.

Veja também:

WSL Finals abre prazo da decisão dos títulos mundiais nesta quinta-feira na Califórnia

Brigitte Mayer é eleita vice-presidente da CBSurf

+ Erin Brooks continua revolucionando o surf feminino

O paranaense fez parte da elite do CT até o ano passado e acabou sofrendo uma contusão que o tirou das competições por um longo período. Ele retornou esse ano e agora está numa fase impressionante, sendo vice-campeão nos dois últimos eventos da Confederação Brasileira de Surf que competiu. No CBSurf Pro Matinhos, duas semanas atrás na sua casa, perdeu o título da terceira etapa da Divisão Principal do Circuito Brasileiro para Krystian Kymerson, que passou a liderar o ranking com a vitória. E no último domingo, só não derrotou o campeão mundial Adriano de Souza no CBSurf São Chico Pro em São Francisco do Sul.

CBSurf Floripa
Krystian Kymerson. Foto: Pablo Jacinto

Antes desta impressionante apresentação de Peterson Crisanto, o recordista do dia na quarta-feira do CBSurf Floripa Pro era o cearense Michael Rodrigues, que há muitos anos mora em Florianópolis e sempre treina na Praia Mole. Ele contundiu o tornozelo durante o Challenger Series da África do Sul em julho, mas mostrou estar totalmente recuperado. Primeiro, ao aterrissar de um aéreo rodando nas direitas que ganhou nota 8,50. Depois, manobrando forte nas esquerdas, para totalizar 16,50 pontos somando uma nota 8,00.

RECORDISTA ABSOLUTO – Michael Rodrigues foi finalista da etapa do QS que rolou na Praia Mole em 2021 e 2022, sendo vice-campeão na primeira e campeão esse ano. Ele foi o primeiro a chegar perto dos números do recordista absoluto do CBSurf Floripa Pro, o catarinense Mateus Herdy. Na terça-feira, ele fez um aéreo full rotation que arrancou nota 10 unanime dos cinco juízes e totalizou 19,77 pontos. Mateus é o atual campeão brasileiro profissional da CBSurf e deu outro show na quarta-feira, vencendo sua bateria com um aéreo nota 8,17.

LÍDERES DO RANKING – Logo após Mateus Herdy fazer as marcas a serem batidas na quarta-feira, foi iniciada a rodada de apresentação dos 48 principais cabeças de chave do CBSurf Floripa Pro. Fazem parte desta lista, oito surfistas que já fizeram parte da elite mundial do CT e os que defendem vagas no grupo dos top-50 do ranking, que se classificarão para o Dream Tour da CBSurf de 2023. Inclusive os líderes na corrida pelos títulos brasileiros da temporada.

CBSurf Floripa
Mateus Herdy. Foto: Pablo Jacinto

Logo na primeira bateria, estreou o número 3 do ranking, o baiano Yagê Araujo, que achou uma onda boa logo no início e largou na frente com 6,17. Essa nota foi decisiva para ele derrotar o paulista Luan Hanada, o paraibano Kauã Hanson e o baiano Fabricio Bulhões. Na quarta fase, que será disputada na quinta-feira, Yagê vai enfrentar o potiguar Deyvson Santos e os cariocas Lucas Silveira e Pedro Neves.

DERROTA NO DESEMPATE – Depois de Yagê Araujo, o sexto do ranking, Messias Felix, foi eliminado na quinta bateria, mas o sétimo colocado, Marcos Correa, ganhou a oitava, logo após o show de Michael Rodrigues na sétima bateria. Na 12.a, estreou o vice-líder, Alan Jhones, que perdeu no desempate. Ele e o alagoano Amando Tenorio terminaram com 12,30 pontos e Alan foi derrotado pela maior nota, 6,83 contra 6,80. O campeão mundial Adriano de Souza venceu este confronto, com nota 7,00 numa direita e 7,67 numa esquerda.

CBSurf Floripa
Adriano de Souza. Foto: Pablo Jacinto

ESTREIA DO LÍDER – Na bateria seguinte, entrou o capixaba Krystian Kymerson para fazer a sua primeira defesa da liderança do ranking no CBSurf Floripa Pro, logo após a queda do seu principal concorrente. Ele começou bem com nota 6,33, mas depois caiu nos aéreos e foi ultrapassado pelos paulistas Ricardo Ferreira e Thiago Camarão. Só no final, o bicampeão brasileiro em 2018 e 2021, conseguiu achar uma esquerda boa para manobrar forte e ganhar 6,17. Com essa nota, Krystian pulou do terceiro para o primeiro lugar com 12,50 pontos, contra 12,16 de Ricardo Ferreira e 12,10 do Thiago Camarão, que acabou eliminado.

CATEGORIA FEMININA – Restaram quatro baterias para fechar a terceira fase do CBSurf Floripa Pro, que ficaram para abrir a quinta-feira. Neste quarto dia de competição, será iniciada a categoria feminina, com as 36 surfistas de 9 estados do país estreando nas oito baterias da primeira fase. Entre elas, a catarinense Tainá Hinckel, que lidera o ranking brasileiro com duas vitórias nas três etapas realizadas. Ela só não venceu a de Saquarema (RJ), mas foi campeã na primeira em Alagoas (AL) e na de Matinhos (PR), duas semanas atrás.

HIGHLIGHTS DO DIA

O CBSurf Floripa Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis é válido como quarta etapa da Divisão Principal do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e está sendo realizado com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Dream Factory, GND Incorporadora, Selina Floripa Hotel, Surfland, Silverbay, Fu-Wax e Açaí do Joca Junior, além do apoio da Fico, Lord, Layback, Cabanas da Praia Mole, Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf da Praia Mole. A competição está sendo transmitida ao vivo pelo www.cbsurf.org.br.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias