23.9 C
Suva
segunda-feira, 7 outubro, 2024
23.9 C
Suva
segunda-feira, 7 outubro, 2024

Carissa Moore irá se afastar do surf competitivo após Paris 2024

Carissa Moore, cinco vezes campeã mundial de surfe e medalha de ouro nas olimpíadas do Japão, anunciou que irá se afastar o surf competitivo após disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A notícia foi divulgada nessa sexta-feira (19) pelo The New York Times e também através de um comunicado postado no perfil do Instagram da surfista e de seu patrocinador, Red Bull.

Aos 31 anos, Carissa revelou que planeja iniciar uma família, um projeto que vem sendo elaborado há mais de um ano.

Todos esses triunfos, a parte competitiva que é tão parte da minha identidade, estou deixando isso para trás, e estou enfrentando a mim mesma este ano“, disse Moore ao The New York Times. “E isso é assustador. Quem sou eu? Eu vou ficar bem? Serei capaz de me amar e achar que sou digna sem isso?”

Em sua conta do Instagram ela disse: “Estou animada para ver o que mais há lá fora, sair do Tour e ver quem eu sou sem usar uma lycra de competição.

Segundo o The New York Times, Carissa seguirá uma agenda de competições reduzida nesta temporada, começando com o primeiro evento do World Surf League em Banzai Pipeline, no Havaí, no final de janeiro e início de fevereiro.

Em seguida, Moore participará da competição de surf nas Olimpíadas, que será realizada em Teahupoo, Taiti, local que também sediará um evento da WSL em maio.

Contudo, ainda que a maternidade seja a prioridade, a cinco vezes campeã mundial deixou em aberto a possibilidade de retornar ao surf competitivo nos próximos anos, e possivelmente competir nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028.

Não gosto da palavra aposentadoria“, disse ela. “Gosto de dizer uma saída do tour, ou apenas dando um passo para trás, ou mudando de direção, ou evoluindo.”

Moore, que já se qualificou para os Jogos de Paris por meio de seus resultados na WSL em 2023, encerrou o ano passado em segundo lugar na classificação da temporada. A havaiana foi derrotada por Caroline Marks no Finals Five após liderar o ranking ao longo de toda a temporada. O resultado enfureceu os fãs da surfista e motivou uma série de protestos, incluindo de familiares, contra a liga mundial de surf e o novo formato do Championship Tour. Pelo sistema antigo, de pontos corridos, Carissa muito provavelmente teria acumulado mais dois títulos mundiais à sua brilhante carreira.

Carissa Moore conquistou seu primeiro título mundial em 2011, aos 19 anos, e desde então acumulou cinco títulos mundiais.

Eu me senti realmente satisfeita com tudo que conquistei, e comecei a me perguntar: O que mais eu quero? O que mais eu preciso aqui?“, disse ela. “Eu meio que superei minhas expectativas. Quando eu era pequena, eu realmente só sonhava com aquele primeiro título mundial. Eu não sonhava com cinco ou em estar nas Olimpíadas, sabe? Então, tem sido um pouco mais difícil para mim encontrar a motivação para continuar nos últimos anos.”

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias