No mesmo fim de semana em que o título mundial da WSL era disputado em Trestltes, outra competição de surf lotava uma praia outra praia californiana, Del Mar, cenário da 18ª edição do Surf Dog Surf-A-Thon anual, um evento de surf canino que reúne amantes das ondas e dos amigões de quatro patas.
Este evento, contudo, não é apenas uma desculpa para testemunhar habilidades caninas surpreendentes nas pranchas, mas também um ato de caridade que visa arrecadar fundos para o Helen Woodward Animal Center, uma organização de bem-estar animal que se dedica a cuidar de animais órfãos e oferecer programas educacionais e terapêuticos para pessoas.
Mais de 50 cães surfistas, apelidados carinhosamente de “SurFURs”, participaram da competição. Os juízes avaliaram o desempenho dos cães com base no comprimento da onda, técnica, entusiasmo e confiança na prancha. Uma competição acirrada, digna de um campeonato mundial.
Os vencedores foram escolhidos em várias categorias, levando em consideração o peso dos cães, com os primeiros colocados avançando para a final “Best in Surf”. O grande vencedor deste ano foi Sugar, que conquistou o primeiro lugar na categoria “Best in Surf”, seguida de Delilah e Guinness em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Além da competição de surf, um concurso de surfe free style viu Zia e Zailey conquistando o primeiro lugar em reconhecimento à sua criatividade nas ondas.
O evento não se limitou apenas aos cães, pois também houve categorias divertidas e populares entre o público. O destaque foi a categoria de Duos e Trios, onde dois ou três cães compartilharam uma única prancha. A parceria entre humanos e cães também não foi esquecida, com o evento Peeps & Pups em tandem.
O Surf-A-Thon incluiu ainda um concurso de fantasias, com o tema deste ano sendo “rock stars e lendas da música”. A primeira colocação ficou com a dupla Doodle e Nacho, seguidos por Ruffelina Delicious VonVicious, que homenageou o lendário Prince com um traje roxo, em segundo lugar. Não faltaram menções honrosas para Sasha e outros cães criativos e talentosos.
Além da competição, os participantes e espectadores foram agraciados com música ao vivo do Salton City Surf Club, uma área de atividades para crianças e uma feira com estandes de expositores. Uma cerimônia de premiação encerrou o dia, celebrando os feitos surpreendentes dos cães surfistas e arrecadando fundos para uma causa tão nobre.
Fundado em 1972, o Helen Woodward Animal Center continua a desempenhar um papel fundamental na promoção do bem-estar animal e na oferta de cuidados humanos e adoção para animais sem lar. O Surf Dog Surf-A-Thon é mais do que apenas uma competição de surf canino; é uma demonstração do amor e dedicação das pessoas e de seus companheiros de quatro patas em prol de uma causa digna.
A organização expressou sua gratidão após o evento, afirmando que o 18º Surf Dog Surf-A-Thon foi um grande sucesso, agradecendo a todos que compareceram e aos cães surfistas por suas emocionantes performances nas ondas.
Vale destacar que, apesar da ausência de brasileiros nesse evento, assim como acontece na WSL, o universo do surf canino também vive uma era “Brazilian Storm”, “Parafina”, “Maya” e “Bono”, são cães com vários títulos mundiais conquistados em competições de surf canino. Bono, por exemplo, é pentacampeão mundial.
Fonte: yahoo.com