Sol Carrion e Alex Ribeiro lideram ranking paulista na reta final da temporada de 2022. A primeira etapa do Circuito Brasil Surf Tour (BST) aconteceu em solo paulista, na praia de Maresias, em São Sebastião, e a última etapa também será em São Paulo, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, e a somatória delas decidirá quem serão os campeões profissionais paulistas de 2022, com um fato inédito para a surfe do estado: será a primeira vez que uma mulher receberá este título. As segunda e terceira etapas aconteceram em Baía Formosa e Itacaré, respectivamente.
A atual campeã paulista Sub 18, a sebastianense Sol Carrion, e o praiagrandense Alex Ribeiro, que já esteve por duas vezes na elite do surfe mundial, saíram na frente pelos importantes títulos.
“Estou muito feliz de ter vencido a primeira etapa. Foram baterias acirradas, a nova geração está forte”, disse Alex Ribeiro, referindo-se à abertura do Circuito BST, que em parceria com a Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) pôde proporcionar aos atletas paulistas o BST/Paulista de Surf Profissional.
+ Pan-American Soul 2022: Felicidade alheia
+ Aos 68 anos, Ricardo Bocão surfa onda histórica em Nazaré
+ 12 minutos imperdíveis de Yago Dora. Solta o vídeo
A parceria decidiu que serão os pontos obtidos pelos atletas de São Paulo nas duas etapas paulistas que irão definir os campeões paulistas profissionais de 2022.
Sol Carrion também tem chances de ser a campeã do Circuito, para isso terá que passar fortes concorrentes como a atual líder do ranking que é a carioca Julia Duarte, a pernambucana Monik Santos e outra paulista que é a Júlia Santos.
A última etapa do BST/Paulista de Surf Profissional está prevista para acontecer de 1 a 3 de dezembro, em Ubatuba e com presença do embaixador do Circuito BST, o campeão mundial Adriano de Souza. Não à toa, três das quatro etapas foram marcadas nas casas dos nossos outros ídolos e campeões mundiais: Gabriel Medina (Maresias), Ítalo Ferreira (Baía Formosa) e Filipe Toledo (Itamambuca).
Brasil Surf Tour 2022
Já no ranking do BST, quem lidera é o paraibano radicado em Santa Catarina, José Francisco, o Fininho, que tem grandes chances de ser o campeão profissional de 2022.
Após as três etapas realizadas, os quatro primeiros colocados no ranking são do nordeste (sem contar com fininho) e eles estão vindo com tudo para brigar pelo título.
Na categoria feminina, a carioca Julia Duarte segue na frente em uma disputa apertada com as paulistas Júlia Santos e Sol Carrion e a pernambucana Monik Santos.
Ranking Profissional Brasil Surf Tour 2022
Masculino
1 – José Francisco @fininho.davida (SC) 2140
2 – Gustavo Henrique @gustavo.henrique.surf (PB) 1360
3 – José Júnior @josejuniorchupeta (RN) 1180
4 – Deryck Vitor @deryckvitorsurf_ (RN) 1005
Feminino
1 – Júlia Duarte @juliaduarte2002 (RJ) 2285
2 – Júlia Santos @juliasantos1 (SP) 2060
3 – Monik Santos @moniksantosx (PE) 1798
4 – Sol Carrion @sol.brasil (SP) 1530
Ranking Paulista de Surf Profissional 2022
Masculino
1 – Alex Ribeiro @alexribeiro89 (PG) 1000
2 – Cauã Gonçalves @caua_goncalves13 (SB) 860
3 – Weslley Dantas @weslleydantas1 (UBA) 730
4 – Tales Araújo @talesaraujoo (UBA) 670
Feminino
1 – Sol Carrion @sol.brasil (SB) 1000
2 – kiany Cristina @kianyprosurf_oficial (UBA) 860
3 – Laura Agnes @_lauraagnes (SB) 730
4 – Yasmin Neves @yasminnneves (SB) 670
O Brasil Surf Tour é uma competição com categoria aberta para amadores e profissionais, dividida em masculino e feminino, com o objetivo de fomentar o esporte e mostrar o potencial e o crescimento profissional dos atletas.
Nos três dias de competições estão previstas atividades para o público, convidados especiais na área VIP e transmissão ao vivo pelo Youtube, com Edinho Leite, apresentador do Série ao Fundo.
As inscrições estão abertas e os interessados podem se inscrever AQUI.
O Brasil Surf Tour tem o oferecimento do Banco do Brasil – Apoio Corona, Neutrox, Sell Surf, Mormaii, Construtora Nosso Lar, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e homologação da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).