Publicidade:

Brasileiro irá quebrar o recorde mundial surfando 25 horas consecutivas

Em 2005 o brasileiro Arno Anhelli (SP) quebrou o recorde mundial surfando ondas ao longo de uma session de sete horas ininterruptas.

Na ocasião, Arno alcançou a impressionante marca de 308 ondas surfadas em sequência na piscina do Splash Beach, em Ribeirão Preto (SP).

Dessa forma, essa conquista lhe rendeu o convite de equipe do Guinness World Records para superar mais um desafio: surfar por 25 horas consecutivas.

Certamente um feito notável e de execução bastante complexa. O brasileiro revela que foram muitos desafios:

“Encontramos muita dificuldade para realizar este modelo de evento no Brasil, tudo relacionado à infraestrutura necessária para realizar este tipo de evento”, revela o surfista.

O maior entrave ficou por conta do sistema de geração de ondas. As piscinas de ondas no Brasil utilizam o sistema de turbina.

Esse sistema, além de gerar ondas fracas, pode ficar comprometido se operar continuamente ao longo das 25 horas.

Arno, então encontrou no interior do Paraná, na cidade de Maringá, uma piscina que funciona através de um sistema de bombas à vácuo.

Contudo, um dos sócios não se interessou pelo projeto e ele teve que buscar alternativas fora do Brasil.

“Praticamente dez anos de luta”

recorde mundial surfando
Arno Anhelli. Foto: Reprodução

“Não foi fácil. Praticamente dez anos de luta, empenho e acreditando sempre, mesmo com muitas pessoas achando que eu era louco!”, desabafa.

Foram muitas piscinas pesquisadas espalhadas pelo mundo: Thypoon Lagoon, Sunway Lagoon, Wave Garden, até chegar ao Sian Park, em Tenerife, Espanha.

Porém, quando tudo parecia estar definido, um dos técnicos da piscina alegou que havia um alto risco operacional, que poderia, inclusive, explodir as bombas, e o parque voltou atrás.

Então, quando tudo parecia perdido, o surfista recebeu uma resposta positiva da Wadi Adventure, nos Emirados Árabes.

“Fizemos dois treinos oficiais e as ondas são perfeitas. Além disso, a Wadi Adventure preenche todos os requisitos necessários para a realização do desafio”, esclarece.

Normas para quebra de recorde

recorde mundial surfando
Arno Anhelli, Wadi Adventure, Emirados Árabes. Foto: Reprodução

Para quebrar o recorde de 25 horas de ondas surfadas, Arno precisa estar em uma piscina com aparatos de acordo com as normas do Guinness.

O desafio, portanto, será feito por meio de uma progressão acumulativa de descanso de cinco minutos a cada hora surfada.

Essa é uma exigência dos órgãos de saúde que irão monitorar a façanha para que o atleta não tenha problemas com sua saúde.

Todavia, os tempos de descanso serão milimetricamente monitorados ao longo das 25 horas de surf.

Além disso, uma câmera gravará, sem cortes, as 25 horas de surf, e duas outras gravarão o entorno para comprovar a presença da equipe médica, ambulância, o placar, e mais 16 testemunhas.

“Além de trazer mais um título para o Brasil, e defender a causa da preservação das águas do planeta e questões ambientais, quero deixar um legado, para que as pessoas acreditarem nelas, não importa o que queiram fazer, acreditem, pois acreditar em si é o maior legado que podemos ter com a gente mesmo!”, finaliza, confiante.

A tentativa de quebra de recorde mundial de 25 horas surfando está programada para novembro de 2021.

Arno Anhelli conta com o patrocínio de Oistreet, Yoi Temakeria, GunTrip Surf, CS Team, Index Krown e apoio de Drop Wave, Angel Surf Shop, Seca Surf.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Tubarões surfam correntes oceânicas para...

Uma equipe de pesquisadores Florida International University (FIU) chegou à conclusão de que tubarões...

Surf olímpico de 2032 poderá...

Qual se o surf olímpico de 2032 fosse disputado nas ondas da Gold Coast? Bem,...

Guia das Olimpíadas: tudo sobre...

O skate estreia nas Olimpíadas de Tóquio em julho de 2021. Essa introdução é...

Skate downhill: velocidade máxima na...

Poucas coisas são mais intensas do que descer uma estrada de serra de skate...