23.7 C
Suva
sábado, 7 setembro, 2024
23.7 C
Suva
sábado, 7 setembro, 2024

Brasileiro de Longboard abre Pena Paracuru Surf Festival

As disputas de Longboard marcaram a abertura Pena Paracuru Surf Festival na última quinta-feira (14), competição que calendário oficial da Confederação Brasileira de Surf em 2024. O evento, que englobará as primeiras etapas do circuito nacional de Longboard e SUP Surf, culminando com a Taça Brasil de Surf, divisão de acesso ao CBSurf Dream Tour, tem como palco as boas ondas da Praia do Ronco do Mar, município de Paracuru (CE).

As duas principais categorias da competição entraram na água, com os profissionais Masculino e Feminino mostrando o alto nível do atual longboard brasileiro. Além deles, quem também estreou dando show foram os experientes competidores da categoria Master Masculino 35+ mostrando que no surf não existe idade para performances de alto nível.

A primeira categoria a entrar na água foi a Masculino Pro com a Fase 1 do evento rodando na maré secante em boas ondas que corriam a praia em quase toda a sua extensão. Destaque para o surfista local de Ubatuba-SP, Fábio Alves, que na terceira bateria do dia cravou aquela que seria a maior onda da abertura do evento, 8,67 em uma série em que ele conseguiu combinar manobras de nose com mudanças de borda e ainda ataques ao lip da onda, em um combo que agradou muito aos árbitros que o recompensaram com a nota no critério de excelente.

Fabio Alves. Foto: Lima Jr

Vale ressaltar que nessa bateria ele enfrentou o experiente capixaba Alexandre Escobar, que não deu moleza e passou a bateria na segunda colocação. Destaque também para o potiguar Miguel Carbonel, o catarinense Jefson Silva e o pernambucano Daniel Batista, todos dando show e avançando suas baterias nas primeiras colocações com os melhores somatórios desta primeira fase da competição.

Após o show de surf da categoria Profissional Masculino o evento foi interrompido durante a maré seca. Como a Praia do Ronco do Mar é um point break, em determinados dias de maré muito seca como hoje o mar perde pressão. Daí a Direção de Prova achou mais prudente esperar que a maré começasse a encher para que a bancada voltasse a bombar as ondas que tornam a Praia do Ronco do Mar um cobiçado pico de surf a nível nacional.

Longboard PENA PARACURU SURF FESTIVAL 2024
Pena Paracuru Surf Festival, Praia do Ronco do Mar, Paracuru (CE). Foto: Lima Jr

Às 15h30, com a maré um pouco mais cheia, o campeonato voltou pra água com a categoria Master Masculino 35+. E novamente os espectadores e internautas assistiram a mais um show do ubatubense Fábio Alves, que repetiu a excelente performance da Profissional para igualar sua melhor média, a maior do dia, 8,67 e aumentar seu melhor somatório com mais uma nota na casa dos oito pontos, dessa vez um 8,23 o colocando como o maior somatório do dia. Após a bateria ele comentou sua boa atuação:

Estou muito feliz por ter achado as ondas e conseguido me conectar com o mar fazendo essas duas notas excelentes… Essa direita quando encaixa é sem igual e essa bancada é única e alucinante. Sou de Ubatuba, e lá a onda balança muito. Tudo bem que a onda tem mais força, mas aqui a parede abre um braço pra você caminhar pro bico e performar o seu melhor. Foi um dia incrível! Quero aproveitar e agradecer a minha família, o pessoal de Ubatuba, todas as pessoas que compraram minha rifa e me ajudaram a estar aqui, e mandar um beijo pra minha namorada“, declarou Fábio.

Longboard PENA PARACURU SURF FESTIVAL 2024
Evelin Neves . Foto: Lima Jr

Na sequência foi a vez da categoria Feminino Pro estrear com a realização das duas primeiras baterias da Fase 1 da competição. Destaque para as cariocas Rayane Amaral e Evelin Neves, que mostraram muita sintonia com as ondas do Ronco do Mar e avançaram suas baterias na primeira colocação, com Evelin perfazendo a maior nota e somatório entre elas, respectivamente, 6,83 e 12,40. Em entrevista após a vitória, Evelin enfatizou a qualidade da onda do Ronco do Mar e a beleza do local:

Foi incrível esse final de tarde. Muito lindo e com altas ondas. Estou feliz por ter conseguido surfar como queria. Tentei manter a calma e esperar a onda boa da série e deu certo. Senti que poderia ter feito mais, mas o importante é que fiz o ‘trabalho de casa’. Obrigado a todos que estão torcendo por mim, todo mundo da Macumba e um beijo para os meus pais“, falou Evelin.

A única surfista cearense que caiu no mar nesse dia de abertura foi a local da Praia do Iguape Bianca Santos, que apesar de não ter conseguido vencer a bateria, garantiu a vaga na fase seguinte avançando sua bateria na segunda colocação.

AO VIVO – O Pena Paracuru Surf Festival 2024 prossegue nessa sexta-feira com o início das disputas de SUP Surf. A competição pode ser acompanhada ao vivo no YouTube da CBSurf, o canal CBSurfPLAY ou através do site cbsurf.org.br onde também estão os resultados de todas as baterias.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias