25.7 C
Suva
sexta-feira, 4 outubro, 2024
25.7 C
Suva
sexta-feira, 4 outubro, 2024

Brasil estréia com cinco vitórias em Porto Rico

Gabriel Medina e Yago Dora avançaram com facilidade, de olho na vaga olímpica para a qual travam uma disputa direta

Em dia quase perfeito, Brasil estréia com cinco vitórias no primeiro dia de disputas do ISA World Surfing Games, em Margara, Arecibo, Porto Rico. Gabriel Medina, Filipe Toledo, Yago Dora, Tati Weston-Webb e Tainá Hinckel venceram suas baterias. Apenas Luana  Silva ficou em segundo lugar, mas avançou também. Os participantes do último evento que ainda oferece vagas para as Olimpíadas de Paris 2024 competem individualmente e também por equipes.

Yago Dora, que está substituindo João “Chumbinho” Chianca, marcou a maior pontuação entre os brasileiros, com 14,67 pontos. Gabriel Medina saiu d’água satisfeito com seu desempenho dominante. Filipe Toledo também passou com tranquilidade apesar de ainda estar se recuperando de uma gripe contraída na Califórnia, onde reside. As equipes vencedoras, no masculino e feminino, terão direito a uma vaga extra. Caso o Brasil vença no masculino, a vaga irá para Gabriel Medina ou Yago Dora, dependendo de quem terminar o evento melhor classificado.

+Disputa para vaga extra nas Olimpíadas abre amanhã

As ondas de Margara ofereceram boas condições para o evento, entre 3 e 5 pés com boa formação. Por ser o primeiro dia, a disparidade técnica entre os competidores era visível na maioria das baterias, já que o evento reune atletas da elite mundial surfando contra representes de países sem qualquer conquista significativa no currículo. Para o domingo,  ainda devem ocorrer muito desses confrontos onde os melhores do mundo estão praticamente se aquecendo, para quando finalmente se encontrarem em fases mais avançadas da competição

São 266 competidores vindos de 55 países, reunidos em Porto Rico. Ainda estão em jogo 16 vagas para Paris 2024, 9 para as mulheres e 7 para os homens. O time masculino brasileiro já tem duas vagas, que pertencem a Filipe Toledo e João Chianca, conquistadas pelo ranking da WSL. No feminino, apenas Tatiana Weston-Webb já está garantida. Num cenário ideal, o Brasil poderia sair do ISA WSG com mais três vagas olímpicas, uma no individual feminino, e duas por equipes. Difícil, mas possível.

Todas as informações para a competição podem ser conferidas no site da ISA, que transmite o evento online.

 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias