26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024
26 C
Papeete
domingo, 19 maio, 2024

Brasil forte busca vaga extra para Paris 2024

Alguns dos melhores surfistas do mundo se reunirão em Arecibo, Porto Rico, entre 23 de fevereiro e 3 de março, para o ISA World Surfing Games 2024. O evento, que acontece logo após o fim da janela do Hurley Sunset Beach Pro (12 a 22 de fevereiro), promete ser a edição mais disputada dos últimos anos, com a participação de vários surfistas do CT (Championship Tour).

Os atletas da elite do surf nunca se viram tão motivados a competir um Mundial da ISA. Isso porque esse evento traz o forte incentivo de conseguirem uma terceira vaga olímpica a nível masculino e feminino, já que a equipe que vencer por gênero conquistará esse benefício.

O Brasil busca o título da competição com uma equipe forte e experiente. Entre os homens, Filipe Toledo, Gabriel Medina e Yago Dora formam o time. Toledo, que recentemente anunciou uma pausa nas competições da WSL, deve chegar forte para aliviar o clima negativo em torno dele. Já Medina e Dora dependem da vitória da equipe para manterem suas chances de disputar as Olimpíadas de Paris 2024.

No feminino, Tatiana Weston Webb, Luana Silva e Taina Hinckel representam o Brasil. Weston Webb, campeã do Mundial da ISA de 2023, seguirá como o principal nome para a bandeira verde e amarela.

A disputa pelo título por equipes será acirrada, com Estados Unidos e Austrália também tendo times fortes. No cenário australiano, Ethan Ewing, Jack Robinson e Morgan Ciblic representam a equipe masculina, enquanto Tyler Wright, Molly Picklum e Sally Fitzgibbons compõem a equipe feminina. Os Estados Unidos, por sua vez, contam com nomes como Griffin Colapinto, John John Florence e Barron Mamiya entre os homens, e Caroline Marks, Carissa Moore e Caity Simmers representando as mulheres.

No ISA World Surfing Games em Huntington Beach 2022, os Estados Unidos no feminino e o Japão no masculino conquistaram a vitória da seleção por gênero e já garantiram um slot extra para as Olimpíadas de Paris 2024. Se a vitória se repetir, o torneio de Porto Rico terá precedência e os segundos colocados em 2022 alcançarão a terceira vaga – são eles Indonésia, no masculino, e França, no feminino.

Abaixo a formação das principais equipes:

Austrália
Homens
Ethan Ewing
Jack Robinson
Morgan Ciblic

Mulheres
Tyler Wright
Molly Picklum
Sally Fitzgibbons

Treinadores
Jay Thompson
Bede Durbidge

Brasil
Homens
Filipe Toledo
Gabriel Medina
Yago Dora

Mulheres
Tatiana Weston Webb
Luana Silva
Taina Hinckel

Técnico
Paulo Moura
Gustavo Arruda
Karina Abras

Estados Unidos
Homens
Griffin Colapinto
John John Florence
Barron Mamiya

Mulheres
Caroline Marks
Carissa Moore
Caity Simmers

Treinador
Shane Dorian

Entre os selecionados para a competição estão campeões mundiais da WSL ou ISA, o que promete elevar ainda mais o nível da competição. São eles, John John, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Caroline Marks, Carissa Moore, Tyler Wright e Tatiana Wesoton Webb.

Além disso, alguns treinadores também são ex-membros do CT, como Shane Dorian, Bede Durbidge, Jay Thomson e Paulo Moura.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias