24 C
Papeete
quarta-feira, 22 maio, 2024
24 C
Papeete
quarta-feira, 22 maio, 2024

Brasil abre mundial de El Salvador 2023 com força total

O Brasil fez sua estreia no mundial de El Salvador 2023 com força total. A competição, válida como qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, teve sua abertura na quarta-feira, 31 de maio, nas ondas de La Bocana e El Sunzal e vai até o dia 07 de junho. Ao todo 63 nações, com 294 atletas, participam deste evento que definirá oito vagas olímpicas (quatro homens e quatro mulheres conquistarão) entre os continentes.

O pico em La Bocana proporcionou a oportunidade de ação contínua nas primeiras 24 baterias da Rodada Principal Masculina, enquanto o mesmo número de baterias da Rodada Principal Feminina foi concluído nas de El Sunzal, localizada na mesma região.

Quatro brasileiros foram para a água no primeiro dia do mundial de El Salvador 2023: Gabriel Medina, Silvana Lima, Luana Silva e Tati Weston-Web.

Mundial de El Salvador 2023
Gabriel Medina voando alto nas ondas de La Bocana. Foto: Sean Evans / ISA

Medina foi o primeiro a entrar na água e deu um verdadeiro show para o público ali presente. O tricampeão mundial da WSL obteve a maior pontuação total do dia (16,43). Embora atualmente esteja atrás de seus companheiros de equipe João Chianca e Filipe Toledo no ranking da WSL, que permite apenas dois surfistas por nação se classificarem, Medina está confiante de que conseguirá sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“É passo a passo, temos ótimos competidores vindo do Brasil”, disse Medina. “Só há duas vagas e é empolgante estar lutando por uma delas. Eu amo o Taiti, é minha parada favorita no circuito e realmente quero estar nas Olimpíadas no próximo ano. Farei o que puder para avançar, vamos ver como vai ser.”

“Já disse tudo que tinha que dizer”

Questionado sobre a polêmica criada em torno de sua carta aberta à WSL, onde questiona os critérios de julgamento das competições do CT, e a resposta de Erik Logan, o brasileiro foi curto e grosso: “Tudo que tinha para dizer está lá” (em referência à sua carta postada na postagem).

Sobre a resposta do CEO da WSL, Erik Logan, Medina respondeu que havia lido à mensagem, mas continuava com a mesa posição. Ele também confirmou até o momento não havia recebido nenhum tipo de notificação oficial ou punição da WSL.

Outros destaques do dia entre os homens foram Guilherme Ribeiro (POR), Carlos Muñoz (CRC), e Sebastian Williams (MEX) decolar nos ares e registrar a maior pontuação em uma única onda do dia, um 8,77.

Mundial de El Salvador 2023
Tati Weston-Webb (foto), assim como Luana Silva e Silvana Lima, estrearam com vitórias na competição. Foto: Jersson Barboza

Entre as mulheres, Silvana Lima foi a primeira brasileira a entrar na água, na 16ª bateria do round 01 do feminino, e venceu a disputa sem maiores dificuldades, colocando todas as adversárias em combinação.

Luana Silva e Tati Weston-Webb também venceram suas respectivas baterias e assim o Brasil abriu o mundial de El Salvador 2023 com força total.

A competição continua nesta quinta-feira, 01 de junho, às 11h no horário de Brasília, com a estreia de João Chianca, na bateria 40 e Filipe Toledo na bateria 44 da primeira fase, e Gabriel Medina, ao final do dia, de volta à água para competir na bateria de número 6 de segunda fase.

Highlights do dia 01:

A competição pode ser acompanhada ao vivo em isasurf.org.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias