28 C
Papeete
domingo, 26 maio, 2024
28 C
Papeete
domingo, 26 maio, 2024

Boas ondas no 2º dia do Pena Paracuru Surf Festival

O segundo dia do Pena Paracuru Surf Festival, evento que abre os circuitos CBSurf Longboard, CBSurf SUP Surf e Taça Brasil, que tem como sede a Praia do Ronco do Mar em Paracuru (CE), foi marcado por boas ondas que chegavam a atingir cerca de 1m na série e formação excelente, em um mar que proporcionou muitos high scores o dia inteiro.

Entre os Longboarders tivemos vários destaques, como o cearense local da Praia do Iguape Robson Silva, que com apenas 14 anos deu um verdadeiro show vencendo as duas baterias que disputou no dia, chegando a superar grandes nomes do longboard brasileiro como o paulista Wenderson Biludo, na Fase 2 da competição, e o atual Campeão Brasileiro, o carioca Rodrigo Sphaier. Mostrando muita personalidade e técnica, Robinho tem provado que a nova geração do longboard brasileiro está chegando com todo o gás e que nos próximos anos o crescimento e o desenvolvimento da modalidade está garantido:

Estou muito feliz com meu desempenho e tudo que está acontecendo é muito gratificante pra mim. Só tenho gratidão a todos que acreditam no meu surf e agora é positividade total. Vamos pra cima e o objetivo é a Final e se der vamos ganhar…. vamos com tudo”, declarou Robinho, o menino prodígio do evento que não se intimidou e aos poucos tem consolidado o status de “matador de gigantes”.

DCIM100GOPROGOPR4064.JPG

Destaque também para o potiguar Antônio Robles na Pro e Daniel Batista-PE na Sub 18 que assinalaram a média 9,0 no dia que ficou marcado na história do surf cearense como um dos melhores em que se realizou um campeonato de surf. Mas, não foram apenas os homens que aproveitaram o melhor dia da temporada para cravar seus high scores. Entre as mulheres a história não foi muito diferente com a jovem surfista local de Jericoacoara, Jamile Araújo, carimbando a maior nota do evento na Longboard Sub 18, um 9,33.

Acostumada com as longas direitas de Jeri, Jamile abusou das manobras de borda e noses para impressionar os árbitros que valorizaram a sua performance e ousadia com a maior nota do evento até o momento, colocando-a direto na grande Final da categoria. Mais um talento local que desponta no cenário nacional dos pranchões:

Foi um dia bem divertido, com altas ondas. O mar deu uma subida, consegui me encontrar e pegar umas ondas boas… fiz a nota (9,33) e consegui passar pra Final da Sub 18 e ainda garanti uma vaga nas quartas de final da Profissional… As expectativas estão lá em cima… treinei bastante pra chegar até aqui e é isso. Só evolução até agora“, afirmou em entrevista Jamile.

Longboard PENA PARACURU SURF FESTIVAL 2024
Evelin Neves. Foto: Lima Jr

A atual campeã de longboard profissional foi mais uma que avançou com uma grande performance cravando nada menos que uma nota, 8,33 para subir mais um degrau na caminhada em busca do seu oitavo título brasileiro pro. Com muita tranquilidade e elegância, a pernambucana mostrou mais uma vez porque é o nome a ser batido entre as mulheres e afirmou que o resultado é um reflexo de sua dedicação e que espera mais um bom resultado nas ondas cearenses:

As baterias de hoje foram bem legais, bem divertidas… O dia começou muito cedo, o mar ainda estava acordando, mas deu onda o dia inteiro…. e a segunda bateria já foi em um momento melhor do mar, onde consegui fazer meu high score de hoje (8,22)… As expectativas são sempre as melhores. Tenho treinado e me alimentado bem, estou com um equipamento legal e eu acredito que o resultado é uma consequência e se Deus quiser vai dar tudo certo. E espero contar com a torcida de todos que estão acompanhando o evento“, falou em entrevista a pernambucana sete vezes campeã brasileira de longboard profissional.

A grande verdade é que em um dia com altas ondas muitos atletas acabam por se destacar já que tivemos uma grande quantidade de notas na casa do excelente. Mas, o que chama a atenção é o fato da maior nota do evento ter sido assinalada por uma mulher, o que demonstra a grande evolução que o longboard feminino tem experimentado nos últimos tempos.

CBSurf SUP Surf

Luiz Diniz. Foto: Lima Jr

Mas, o espetáculo não foi comandado apenas pelos pranchões. A estreia do CBSurf SUP Surf também foi marcada por grandes performances de alguns dos melhores atletas do Brasil e do mundo. E nesta modalidade mais uma vez as mulheres “roubaram a cena” com a veterana Aline Adisaka repetindo o mesmo roteiro dos longboarders cravando a maior nota do dia entre homens e mulheres, 8,67.

Estou muito grata a Deus pela oportunidade de estar aqui. As meninas estão surfando muito, as baterias estão sempre muito disputadas e pra mim é uma honra competir com essa nova geração e ver a evolução de todas elas… Agradeço a CBSurf por termos seis atletas nas Olimpíadas e pelo SUP e o Longboard estarem juntos com o surf nesse processo de evolução”, falou a veterana Aline Adisaka, que completou proferindo uma passagem bíblica: “Seja fiel no pouco e no muito te colocarei porque tudo é para a Tua glória e se não fosse por Ele, eu não estaria aqui. É tudo por Ele e pra Ele“, finalizou a atleta.

Aline Adisaka. Foto: Lima Jr

Entre os homens destaque para os paulistas Wellington Reis e o tetracampeão mundial Luiz Diniz, que aproveitaram as boas condições de surf para garantir duas das quatro vagas das semifinais da categoria Profissional:

Competi no primeiro e no segundo rounds e felizmente consegui impor um pouco mais de ritmo e apresentar meu surf. A prancha está funcionando muito bem e espero abrir o ano com chave de ouro nesse primeiro evento, nesse point break alucinante do Ceará… Pouca gente sabe, mas minha mãe é daqui, e tenho sangue cearense na veia e quando confirmaram que a primeira etapa seria em Paracuru eu fiquei amarradão… Quero agradecer a Deus por estar me guiando e me protegendo, meus patrocinadores, amigos, familiares e a galera aqui do Paracuru”, declarou Diniz.

Sábado de decisões

O cronograma de sábado indica que teremos fortes emoções com as Finais das categorias Longboard e SUP Surf Profissionais tanto no masculino, quanto no feminino. Com o objetivo de aproveitar as boas condições de surf, a Direção de Prova decidiu antecipar o cronograma e definir as principais categorias de Longboard e SUP Surf. A primeira chamada está prevista para às 6h30 com possível início das baterias do CBSurf Longboard às 7h da manhã.

AO VIVO – O Pena Paracuru Surf Festival 2024 prossegue nessa sexta-feira com o início das disputas de SUP Surf. A competição pode ser acompanhada ao vivo no YouTube da CBSurf, o canal CBSurfPLAY ou através do site cbsurf.org.br onde também estão os resultados de todas as baterias.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias