27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024
27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024

Bill Sharp explica como funcionará o New Big Wave Challenge

Bill Sharp, fundador do K2 Big-Wave Challenge, posteriormente renomeado XXL Big Wave Awards, está de volta ao cenário dos eventos ligados ao surf de ondas grandes em um projeto independente batizado de New Big Wave Challenge (NBWC).

O surfe de ondas grandes se viu sem uma ‘praça central’ nos últimos anos, onde todos os atletas, cinegrafistas e fãs pudessem focar sua atenção e saber o que está acontecendo no esporte“, disse Sharp ao Surfers Today. “Muitos dos melhores surfistas de ondas grandes vieram até mim no ano passado e me pediram para tentar trazer de volta a empolgação dos ‘velhos tempos’ dos eventos XXL, então eu desenvolvi o que tenho chamado de New Big Wave Challenge“.

O evento recém-projetado divulgará surfistas e fotógrafos que enviarem suas ondas mais espetaculares para votação nas plataformas de Instagram e YouTube da organização do evento. Em seguida, um painel de competidores de ondas grandes e criadores de conteúdo votará em:

  • Pico do Ano;
  • Surfista do Ano;
  • Maior Onda Remada;
  • Maior Onda Tow-in;
  • Melhor Vaca.

Os surfistas masculinos e femininos vencedores, assim como os fotógrafos que capturaram os momentos críticos, receberão troféus ao estilo Oscar durante o show ao vivo em cerimônia que será realizada no teatro cívico de Nazaré, Portugal.

O New Big Wave Challenge competirá diretamente com o Red Bull WSL Big Wave Awards pelo título de melhor evento de ondas grandes do mundo.

Segundo explicou Sharp, o período de elegibilidade para o New Big Wave Challenge ocorreu de agosto de 2022 a julho de 2023, e os inscritos em cada uma das categorias são os mesmos nomes que você verá competindo nos eventos da WSL.

Entre os concorrentes a Maior Onda estão as sessões de tow-in que mudaram a vida de Justine Dupont no Cortes Bank, a 100 milhas da costa da Califórnia, e a monstruosa onda de Shaun Walsh em Jaws, ambos em janeiro de 2023.

Já as apostas para o Pico do Ano estão altas, com Nathan Florence recebendo muito apoio por uma onda surfada em Mullaghmore Head, Irlanda, juntamente com fortes tubos de Billy Kemper e Kai Paula em Jaws.

A disputa pela Maior Onda Remada inclui fortes entradas de Greg Long em Todos Santos, México, e Chacha Ibarra em Punta de Lobos, Chile, juntamente com ondas excepcionais de Laura Enever e Kaiwi Berry em uma onda externa ao norte de Oahu.

Sharp, de 62 anos, que recentemente estrelou na série de TV da HBO “100 Foot Wave“, está bastante animado em relação ao seu novo empreendimento:

“Esta primeira temporada servirá para lembrar ao mundo como o surfe de ondas grandes é espetacular e quão fascinantes são os personagens que impulsionam o esporte”, acredita Sharp. “Depois de coroarmos nossos campeões do último ano, passaremos a cobrir o que estará acontecendo no próximo inverno, mantendo os fãs engajados, criando uma nova era de patrocínio e gestão de conteúdo. Isto não se trata de uma festa de uma noite. Trata-se de preparar o terreno para os próximos 20 anos do surfe de ondas grandes”, conclui.

A estreia do New Big Wave Challenge acontece em 28 de outubro de 2023, no teatro cívico de Nazaré, Portugal.

Veja também: + Criador do XXL, Bill Sharp promete um novo rumo para os eventos de surf em ondas grandes 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias