Publicidade:

Big rider Maya Gabeira será embaixadora da Unesco

A big rider brasileira, Maya Gabeira, irá integrar a lista da Boa Vontade da Unesco. A agência da ONU informou, na última quarta-feira (22), que a nomeação da defensora da restauração dos mares será um dos destaques da Conferência dos Oceanos em Lisboa.

Veja mais:

Maya Gabeira fala da superação de obstáculos

Como será a onda de Nazaré vista do espaço?

Surfista de ondas grandes processa WSL depois de quase morrer afogado em Nazaré

As metas da ação incluem um novo programa global para garantir que comunidades costeiras estejam, preventivamente, “Prontas para Tsunami” até 2030.

A Unesco evidenciou conquistas de Maya Gabeira no big surf, como o recorde mundial de 2020 ao surfar uma onda com 22,4 metros.

Maya também venceu o prêmio Espy e foi sete vezes campeã mundial do Big Waves Surf Awards, o oscar das ondas gigantes. Além disso, a entidade ressaltou que a brasileira é uma das surfistas mais influentes de todos os tempos pela paixão e compromisso demonstrados na proteção aos oceanos.

O treinamento da Unesco é parte da Década das Nações Unidas da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma, a Unesco fará parte de eventos internacionais organizados ainda este ano para ampliar a mobilização internacional pelos oceanos.

A diretora-geral da agência, Audrey Azoulay, destaca a importância da implementação do programa “Pronto para Tsunami” em nível global.

Para ela, a iniciativa é eficaz para detectar rapidamente esta ameaça. Cerca de 40 comunidades-piloto foram capacitadas em 21 países das regiões do Caribe, do Pacífico e do Oceano Índico.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias