Sim, as sementes de cânhamo (hemp seeds, em inglês) vêm de uma variedade específica de Cannabis sativa, mas elas contêm apenas vestígios de THC e, portanto, não te deixarão chapado. Essas sementes ainda são potências nutricionais. Aqui estão cinco maneiras de desfrutar deste alimento versátil:
+ Leite de cânhamo: os nutrientes e benefícios
+ Capacete de bike ecológico é produzido com cânhamo e micélio
5 motivos para comer sementes de cânhamo
1. Elas são proteínas de qualidade
O cânhamo é uma proteína completa, contendo todos os 20 aminoácidos necessários para construir e reparar os tecidos do corpo. Apenas 2 colheres de sopa de sementes fornecem 9,2 gramas de proteína.
Pudim proteico de cânhamo
Como fazer: Em um pote de conserva, coloque ¼ xícara de quinoa cozida, 2 colheres de sopa de sementes de chia, 2 colheres de sopa de sementes de cânhamo, 1 colher de sopa de nozes picadas e ½ colher de chá de canela. Cubra com ½ xícara de leite de coco light e ¼ de xícara de água e cubra com ½ banana fatiada. Feche e leve à geladeira de um dia para o outro.
2. Previnem TPM
Acredita-se que a TPM seja causada em parte por uma sensibilidade ao hormônio prolactina. O cânhamo contém ácido gama-linolênico (GLA), que reduz os efeitos da prolactina e, em um estudo, as mulheres que tomaram um suplemento que continha 210 miligramas de GLA mostraram uma diminuição mensurável nos sintomas da TPM.
+ Xapa Xana: conheça o lubrificante de maconha que virou moda no Brasil
Molho de cânhamo para massas
Como fazer: Adicione 2 xícaras de manjericão fresco, ¼ xícara de sementes de cânhamo, 2 colheres de sopa de óleo de abacate, 1 dente de alho, ¼ xícara de queijo parmesão ralado (opcional) e sal marinho (a gosto) em um processador de alimentos e processe até ficar homogêneo . Sirva sobre o macarrão de legumes espiralizado.
3. Contêm L-arginina
O cânhamo contém L-arginina, que é um precursor do óxido nítrico. O NO dilata os vasos sanguíneos, o que aumenta o fluxo sanguíneo, melhora a oxigenação dos tecidos, reduz a inflamação e promove a recuperação. O NO também melhora a saúde mitocondrial geral, retardando o processo de envelhecimento.
Lanches pré e pós-treino
Como fazer:
1 xícara de flocos de aveia
¾ xícara de proteína de cânhamo de chocolate em pó
½ xícara de manteiga de amendoim ou amêndoa, lisa
½ xícara de sementes de cânhamo
1/3 xícara de mel
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
3 colheres de sopa de leite de cânhamo sem açúcar
3 colheres de sopa de mini gotas de chocolate (opcional)
Adicione todos os ingredientes, exceto o leite, a um processador de alimentos e processe até quase combinado. Adicione o leite e misture até formar uma massa. Enrole a massa em bolinhas. Coloque em um recipiente hermético e guarde na geladeira por até uma semana (ou até três meses congelado).
4. Matam a fome
O cânhamo contém 2 gramas de fibra solúvel a cada 28g, o que contribui para a saciedade da refeição e atua como supressor do apetite. A fibra solúvel também alimenta os probióticos que vivem em seu intestino, melhorando a imunidade e a saúde gastrointestinal.
Como fazer:
Polvilhe em saladas, iogurte, aveia ou smoothies para um toque extra de fibra.
5. São um suplemento rico em ômega
O óleo de cânhamo é um dos mais saudáveis, contendo 75% a 80% de gorduras poliinsaturadas e uma proporção ideal de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Como nossos corpos não podem produzir esses dois ômegas essenciais, devemos ingeri-los, e obter o suficiente significa melhor função cerebral, membranas celulares mais saudáveis e aumento de energia. Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 se decompõem facilmente quando aquecidos, portanto, não cozinhe com óleo de cânhamo; em vez disso, use-o para cobrir saladas, pipocas, massas ou vegetais.