Publicidade:

Vídeo: Baleia atinge barco com pescadores na Baía de Guanabara

Pescadores precisaram de resgate depois que uma baleia jubarte quase virou o barco em que estavam na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, conforme mostra o vídeo que viralizou e foi reproduzido por diversos veículos, como o portal Metrópoles.

A Marinha Mercante foi responsável pelo resgate dos homens, que estavam bastante assustados. Segundo relataram, o animal estaria passeando pela região há pelo menos quatro dias e havia sido avistado em outros pontos da Baía. A baleia atingiu o casco e, com a força do contato, quase virou o barco em que os pescadores estavam, na Baia da Guanabara.

Leia mais:

+ Duas baleias jubarte morrem presas a redes de pesca em Florianópolis
+ Pescador sobrevive após ser engolido e ‘cuspido’ por baleia
+ Baleia cai em cima de barco e deixa jovem em coma na Austrália

O ambientalista Sérgio Ricardo, um dos fundadores do Movimento Baía Viva, falou ao jornal Extra que o fenômeno é raro. De acordo com ele, as correntes marítimas até podem atrair baleias para a costa do Rio de Janeiro, mas que, em trinta anos, nunca tinha visto uma jubarte permanecer por dias no interior da Baía.

Segundo ele, o tráfego de embarcações na Baía, bastante intenso, acaba afastando animais desse porte. De acordo com o Ibama, cerca de 10 mil embarcações trafegam por ano na Baía, entre navios e rebocadores, principalmente vinculados ao pré-sal. Esse é um do fatores que torna o fenômeno incomum e não permite afirmar quais seriam as razões pelas quais a baleia estaria por ali há dias.

“No ano passado, recebemos imagens de pescadores que encontraram um tubarão-baleia na região. São fatos raros, mas que nos enchem de esperança, porque mostram que a Baía está viva e sua restauração ecológica é possível, comentou.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias