Uma baleia da espécie cachalote que encalhou na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis, no domingo (1º) morreu nesta segunda-feira (2). A informação foi confirmada pela Associação R3 Animal nesta manhã e divulgada no portal G1.
Segundo a organização, o animal tinha cerca de 11 metros e seu encalhe mobilizou moradores durante o domingo.
+ Sucesso do Quiksilver Festival mostra a falta que a França faz no CT da WSL
Nesta segunda, pesquisadores do instituto aguardam o retorno do corpo do animal para próximo da faixa de areia e a baixa da maré para o recolhimento e a realização de exames.
A cachalote vive em águas profundas e, conforme a R3 Animal, não é comum de ser avistada próximo da costa. Por isso, o encalhe dela no domingo levantou a possibilidade do animal estar doente.
A Associação R3 Animal é vinculada ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) que busca garantir a conservação e preservação da fauna marinha no litoral sul do país.
A notícia da morte do animal gerou comoção na comunidade do surf de Florianópolis. Ao longo do domingo, surfistas permaneceram entre os voluntários na esperança de salvar a baleia. A notícia se espalhou rapidamente em grupos de whatsapp, gerando diversas mensagem lamentando o ocorrido.
Ver essa foto no Instagram