As autoridades em Gana estão investigando a morte de cerca de 60 golfinhos e peixes que surgiram encalhados em três praias do país no último final de semana.
Autoridades de Gana coletaram amostras de laboratório dos animais e das águas nos últimos dias, enquanto a causa das mortes permanece desconhecida.
“Ao chegar à praia, a equipe observou um grande número de pequenos peixes pelágicos (sardinha, anchova, etc.) e espécies demersais (dourado, robalo, pescada, entre outros) encalhados na praia”, relatou o diretor-geral da Comissão Nacional de Pesca, Michael Arthur-Dadzie.
“Pelas primeiras observações, os peixes não apresentavam lesões nem ferimentos”, afirma o pesquisador.
+ Polvo ataca geólogo australiano que tenta filmá-lo
+ Fiscal quebra prancha de surfista que cumpre Decreto Municipal no Guarujá
+ Eleições CBSurf: Projeto Surfa Brasil confirma candidatura
Um oficial da comissão, Dr. Peter Zedah, disse à mídia local que as investigações estavam em andamento, mas as descobertas iniciais mostraram que danos ao meio ambiente e fatores de estresse seriam as prováveis causas das mortes:
“Alguns dos peixes estudados pareciam bem, então dá a impressão de que talvez fatores ambientais possam ter causado sua morte”, disse ele.
As autoridades na terça-feira pediram às pessoas que podem ter consumido o peixe que se apresentassem como parte de suas investigações.
Enquanto isso, a pobreza nas comunidades pesqueiras levou muitos pescadores a voltarem ao mar atrás de pescado, mesmo sem saber ao certo a causa da morte dos peixes.
“Contamos 60 golfinhos mortos e também peixes pequenos. É estranho, e não dá para dizer o que aconteceu de fato, provavelmente em alto-mar, para que espécies como essas encalhassem aqui”, comentou Samuel Obeng, um pescador local, em conversa com repórteres.
Gana está localizada ao longo do Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, e tem 550 quilômetros de costa.
Fonte: The Guardian