28 C
Papeete
terça-feira, 21 maio, 2024
28 C
Papeete
terça-feira, 21 maio, 2024

Ataque de tubarão na Austrália levanta questões sobre eficiência das SMART drumlines

Ataque na Austrália levanta dúvidas sobre a eficácia das “SMART drumlines”, que então vinham sendo apontadas como uma tecnologia capaz de proteger os banhistas e surfistas da aproximação de tubarões

Um terrível incidente ocorreu no último final na praia de Lighthouse, em New South Wales (NSW), Austrália, quando o surfista australiano Toby Begg foi atacado por um grande tubarão-branco de quatro metros de comprimento.

Apesar da presença das “SMART drumlines” na região, o tubarão-branco conseguiu contornar esses equipamentos de segurança, deixando Toby Begg gravemente ferido em uma de suas pernas. Após ficar entre a vida e a morte no hospital, ele acabou perdendo uma de suas pernas.

O incidente levanta dúvidas sobre a eficácia das “SMART drumlines”, que então vinham sendo apontadas como uma tecnologia capaz de proteger os banhistas e surfistas da aproximação desses animais. Esses dispositivos, em tese, são projetados para afastar tubarões, por isso, regiões como New South Wales têm investido na instalação desses equipamentos ao longo da costa. No entanto, o ataque a Toby Begg revelou uma falha nas medidas de segurança.

As SMART drumlines, sigla para “Shark-Management-Alert-In-RealTime” (Gestão de Tubarões com Alerta em Tempo Real), são uma inovação tecnológica usada para mitigar o risco de ataques de tubarões. Elas consistem em uma âncora, duas boias e uma unidade de comunicação GPS via satélite. Um anzol iscado atrai o tubarão, e um ímã de disparo é acionado quando o animal morde a isca. Isso alerta a equipe para a presença do tubarão.

O governo de NSW, em um vídeo divulgado, explicou o funcionamento das SMART drumlines e como elas são instaladas diariamente a cerca de 500 metros da costa, a uma profundidade de 8-15 metros. Após a captura, o tubarão é marcado e realocado a aproximadamente 1 km da costa.

Contudo, o recente ataque de tubarão em Lighthouse destaca as complexidades da gestão da segurança nas áreas de natação e surf. Enquanto as SMART drumlines são uma tentativa de minimizar riscos, o incidente suscita um debate maior sobre como melhor proteger as pessoas contra os perigos do oceano.

Infelizmente, ao que parece, nenhuma tecnologia ainda é capaz de prevenir pessoas de uma ataque e, uma vez que somos nós quem estamos invadindo o ambiente desses animais, saber exatamente onde se está entrando e ter em mente os riscos envolvidos é fundamental. Begg terá um longo caminho de recuperação pela frente. Sua família criou essa conta no GoFundMe para ajudar com os custos médicos.

Vídeo explica o funcionamento das SMART drumlines:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias