23.7 C
Suva
domingo, 8 setembro, 2024
23.7 C
Suva
domingo, 8 setembro, 2024

Surfista australiano fica em estado grave após lutar contra tubarão-branco

Um surfista em uma praia de New South Wales lutou contra um tubarão-branco e nadou de volta à costa mesmo sofrendo graves lesões na perna, informaram as autoridades policiais.

O homem de 44 anos estava em estado crítico no hospital na noite de sexta-feira, depois de ter sido mordido por um tubarão na praia Lighthouse às 10h em Port Macquarie, no norte de New South Wales.

O homem estava surfando perto de Watonga Rocks quando foi mordido por um tubarão, conforme descrito por outros surfistas, e sofreu lesões na parte superior e inferior da perna, disse a polícia de New South Wales.

+ Surfistas unem forças para apoiar Greg Browning em meio a diagnóstico de ELA

A praia permanece fechada até novo aviso, enquanto drones da Surf Life Saving NSW determinam o tamanho e a espécie do tubarão envolvido.

O chefe de polícia, inspetor Martin Burke, disse que o surfista conseguiu afastar o predador. “As informações são de que o homem tentou lutar contra o tubarão por até 30 segundos e depois nadou até a costa, onde percebeu que havia sofrido graves lesões na perna”, disse ele à estação de rádio 2GB.

Lighthouse beach.
Lighthouse Beach, onde ocorreu o ataque. Foto: Zoonar GmbH/Alamy

A polícia informou que as lesões do homem são graves e colocam em risco sua vida.

O tubarão acredita-se ser um tubarão-branco com cerca de 3,8 a 4,2 metros de comprimento, de acordo com a polícia.

O homem foi auxiliado até a costa, onde um torniquete foi aplicado por testemunhas, antes de ser atendido por paramédicos, de acordo com a polícia de New South Wales.

Em seguida, o homem foi transportado para o hospital base de Port Macquarie. Um porta-voz do NSW Health disse que ele permanece em estado crítico.

Os salva-vidas do Port Macquarie Hastings Surf Life Saving disseram: “Esperamos e rezamos por um bom resultado para a vítima envolvida”.

A praia Lighthouse não tem vigilância nesta época do ano, com patrulhas regulares de salva-vidas previstas para começar em algumas semanas durante as férias escolares.

O Conselho de Port Macquarie Hastings tem 15 “smart drumlines” implantadas ao longo da costa da região, com dois drones e uma estação de escuta também em operação para detectar os tubarões marcados.

Vários tubarões-brancos foram marcados e soltos na área recentemente, incluindo um tubarão de 2,28 metros na vizinha Shelly Beach na terça-feira e um tubarão de 2,96 metros na North Shore Beach no sábado.

A praia Lighthouse foi fechada após o incidente e espera-se que permaneça interditada por mais 24 horas, de acordo com os salva-vidas locais, que disseram que um drone foi enviado para encontrar o tubarão e determinar seu tamanho e espécie.

Fonte: The Guardian

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias