Surf e skate tem tudo a ver, mas, ao contrário do que muitos pensam, a prancha de madeira movida por rodinhas surgiu no início do século XX sem uma ligação direta com o surf.
Com efeito, nessa época garotos norte-americanos tinham o hábito remover o guidão de seus patinetes para descer ladeiras equilibrando-se sobre a tábua com rodas metálicas.
Ou seja, andar de skate era apenas uma brincadeira pueril.
Contudo, a partir dos anos 60, com a evolução dos materiais, como rodas e eixos, permitindo mais maleabilidade nos movimentos, surfistas sentiram-se atraídos pela brincadeira.
A partir de então, surf e skate começaram a andar juntos.
Todavia, nos anos 70, nomes como Jay Adams e Tony Alva, dois surfistas/skatistas de Santa Monica, Califórnia (EUA), deram um novo impulso ao esporte.
O documentário Dogtown and Z-Boys, de 2001, conta muito bem essa história, mostrando a tremenda ligação entre ambos os esportes.
Porém, nos anos seguintes o skate tomaria uma dimensão enorme, sendo cada vez menos influenciado pelo surf.
No entanto, com a constante evolução de shapes, rodas e eixos, existem hoje modelos de skates que são verdadeiros simuladores de surf.
Neste vídeo você verá uma série de tops mundiais literalmente surfando no asfalto. Surf e skate tem ou não tem tudo a ver?