“A prancha é uma mistura constante de curvas e como elas interagem com a água. Fazer essas curvas parecerem confortáveis, como uma extensão dos seus pés e sua mente, é tão interessante. Não deveria existir nenhuma regra sobre como uma prancha de surf tem que ser”, é o que diz Matt Parker, fundador da Album Surfboards, no filme Art Form.
Veja também:
+ Nias quebra clássica no primeiro swell de 2022
+ Conheça a história dos pioneiros de Pipeline desde Phil Edwards nos anos 60
+ Life of Kai: Waterman lança segunda temporada
O shaper começou a sua carreira em 2001, numa garagem no sul da Califórnia, e protagoniza o filme junto com os surfistas Josh Kerr e Asher Pacey.
Segundo os participantes do filme, uma prancha de surf deve ser agradável e divertida para quem a usa. Essa é a única regra realmente válida. “Cada um tem uma abordagem única”, afirma o shaper. “É interessante ver quais elementos de uma prancha funcionam para os dois [Josh e Asher] e quais desses elementos ambos usam na água e fazem algo totalmente diferente um do outro”.
Art Form busca mostrar o surf como uma forma de auto expressão. “Se você fechar o olho e pensar ‘não tem mais ninguém na praia, que prancha vou escolher para garantir que vou me divertir ao máximo?’ Acho que muitas pessoas escolheriam uma prancha diferente daquela que normalmente escolhem”, diz Matt. “Seja livre para fazer o que você quiser e faça isso por você. É pra isso que você surfa.”
De fato, Art Form retrata impecavelmente o surf como uma potente ferramenta de criatividade e liberdade.
Aperte play e assista: