O havaiano John John Florence compartilhou em um vídeo publicado no canal do Youtube VIVOBAREFOOT sua série de alongamentos para prevenir lesões. No bate-papo descontraído, o havaiano também revelou que, no passado, negligenciava a importância da flexibilidade, o que contribuiu para as contusões que o tiraram da disputa do título mundial em mais de uma ocasião.
“É interessante como minhas lesões evoluíram ao longo dos anos. Começou com duas lesões bem graves no tornozelo. E depois disso, passou para meus joelhos. Acho que isso foi porque eu era jovem e não dedicava tempo suficiente pensando na rotina e nas ações após as lesões. (Isso levou) a ter tornozelos mais rígidos, colocando pressão nos joelhos.”
Assim como uma dieta balanceada é essencial para a saúde geral do corpo, o alongamento regular é fundamental para a saúde do surfista. Além de manter a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações, alongar traz uma maior longevidade na vida esportiva, reduzindo o risco de lesões e otimizando o desempenho.
No vídeo de 15 minutos, John John Florence compartilha sua série de alongamentos para se manter flexível. O bicampeão mundial revela que a simplicidade e consistência são a chave, destacando que métodos curtos e dinâmicos de alongamento funcionam melhor para ele.
“Curto e consistente eu acho que é o melhor. Se eu faço uma sessão de alongamento de uma hora, não necessariamente me sinto melhor no dia seguinte. É mais essas doses curtas de alongamento.”, aconselha.
A trajetória de lesões de John John serve de lição sobre a necessidade de uma rotina de recuperação eficaz. Após várias contusões sérias, ele teve que investir bastante tempo em sua saúde para manter-se competitivo. O esforço parece estar dando resultados: em 2023, completou sua primeira temporada completa no Championship Tour desde 2017. Atualmente, lidera o ranking do Championship Tour de 2024 e já carimbou seu passaporte para o WSL Final em Lower Trestles, sua primeira chance legítima ao título em sete anos.
O método de fortalecimento corporal de John é descomplicado, adaptável e prático. Ele demonstra alongamentos dinâmicos focados na mobilidade dos pés e tornozelos, na abertura dos quadris e no relaxamento dos isquiotibiais. Um fato curioso é que o lado esquerdo das costas de John é duas vezes maior que o direito, resultado de anos torcendo o corpo de uma maneira particular ao surfar.
As dicas de John John Florence podem ser fonte de aprendizado para qualquer surfista, profissional ou amador, mostrando que práticas simples e consistentes podem fazer uma grande diferença na prevenção de lesões e na manutenção da flexibilidade necessária para uma maior “vida-útil” no surf.
+ Mais um vídeo espetacular de Nathan Florence
Abaixo, confira a série de alongamento de John John Florence: