O Aloha Spirit nasceu em 2009 como um evento de Canoa Havaiana, e, com o passar do tempo, foi recebendo novas modalidades em sua programação até se tornar um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo.
Durante esse período de mais de uma década, o Aloha Spirit abriu os seus braços para os amantes dos mais diferentes tipos de Canoa, do Stand Up Paddle, da Natação, da Apneia… E, agora, chegou a vez dos amantes do surfe serem abraçados, pois a etapa de Saquarema, que será realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, promoverá a estreia no evento das competições de Longboard, SUP Wave e OC4 Surf.
Não é exagero dizer que o cada dia mais popular OC4 Surf já chega ao Aloha Spirit ocupando um lugar especial. Primeiro, pois o OC4 Surf estabelece uma conexão entre a Canoa Havaiana, símbolo que acompanha o Aloha Spirit desde o seu nascimento, com o Surfe, prática mais recente a ser integrada ao evento.
Depois, porque, conforme descreve Wagner Cataldo, Diretor de OC4 Surf do Aloha Spirit, o modo como esta modalidade será regulamentada se adequa perfeitamente aos ideais propagados pelo Espírito Aloha:
“Criamos um critério de julgamento que vai funcionar totalmente na base do Fair Play. Eu compararia àquelas peladas no futebol em que metade vai para um time, metade vai para o outro time, e tanto faz quem ganhou, quem perdeu, se foi 10 a 0 ou se foi 1 a 0. O que importa é que, no final, todo mundo se junta para comemorar”.
Se nas peladas futebolísticas são os dribles e gols que fazem a alegria da galera, no OC4 Surf as equipes buscarão manobras como ziguezaguear sobre as ondas e acrobacias dos tripulantes como ficar em pé, sentar de costas, plantar bananeira e surfar na ama. Mais do que nunca, fazer a alegria da galera será fundamental:
“Queremos mostrar que dá para fazer uma competição que seja suave, alegre e inclusiva. Para isso, é fundamental que o público participe, e esta participação será levada em consideração pelos juízes. Ou seja, contagiar o público valerá nota”, explicou Wagner Cataldo, para, em seguida, revelar mais uma característica que exemplifica porque o OC4 Surf incorpora o Espírito Aloha:
“Ao final da prova, teremos os vencedores, mas isso não será, digamos, institucionalizado. Na verdade, o primeiro lugar será para todo mundo que foi ao evento, que participou, que deixou lá sua energia. Como não é possível fazer um pódio gigante que caiba todo mundo, então decidimos que o OC4 Surf não terá cerimônia de premiação”.
Veja também:
+ A indústria do surf matou o futuro das roupas de borracha? Entenda.
+ Após sumiço de suas 11 pranchas, Slater competiu em J-Bay com prancha de surf shop
+ Ressaca no Havaí: Kai Lenny surfa onda raríssima. Assista
O OC4 Surf será realizado no domingo, 21 de agosto, às 7h, na categoria Open, isto é, a formação de cada equipe é aberta a todos os gêneros e idades.
As seguintes modalidades completam a programação do Aloha Spirit em Saquarema:
- Canoa Polinésia / Va’a;
- Apneia;
- Stand Up Paddle;
- Paddleboard;
- Surfski;
- Maratona Aquática;
- Waterman (triatlo contendo Natação, Paddleboard e Stand Up Paddle);
- Longboard;
- SUP Wave.
Estas duas últimas válidas pelo Circuito Brasileiro da CBSurf. Ao todo, a agenda competitiva em Saquarema contará com cerca de 40 provas, divididas nas classes Amador, Pró, Kid’s, Masters e PCD.
As inscrições estão abertas até o dia 5 de agosto e podem ser realizadas pelo AQUI. A edição de Saquarema do Aloha Spirit é uma produção da Ecooutdoor Sports Business e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema.