26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024
26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024

Aloha Spirit Saquarema começa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 18 de agosto, será aberta a janela para o SUP Wave e o Longboard na abertura do Aloha Spirit Saquarema.

O evento, considerado um dos maiores festivais de esportes aquáticos do mundo, será realizado simultaneamente em duas arenas.

A Arena Praia, em Itaúna, receberá competições até o dia 21, as etapas do campeonato brasileiro de SUP Wave e Longboard, OC4 Surf e as provas técnicas de SUP e Paddleboard.

Já a Arena Lagoa, localizada na lagoa de Saquarema, terá uma programação cheia no fim de semana dos dias 20 e 21, com disputas de Canoa Polinésia, Surfski, Apneia, Maratona Aquática, Waterman, SUP e Paddleboard.

Ao todo, esta edição do Aloha Spirit contará com mais de 40 provas, além do já tradicional Festival de Cinema (19), de uma grande festa com música ao vivo (20) e de aulas de Yoga abertas ao público (19, 20 e 21).

Um festival feito para todos

Aloha Spirit Saquarema
Canoa polinésia é uma das atrações da Arena Lagoa. Foto: Fabio Mota

Se o “Espírito Aloha” se fortalece com práticas de inclusão e diversidade, não há exagero em dizer que o Aloha Spirit é um festival feito para todos, e um forte símbolo deste ideal é a Canoa Polinésia, que acompanha o evento desde a sua origem, há mais de uma década.

Em Saquarema, as provas de Canoa Polinésia promovidas pelo Aloha Spirit incluem disputas individuais (OC1 e V1), em duplas (OC2), trios (V3), quartetos (OC4 Surf) e sextetos (OC6); masculinas, femininas e mistas; para Amadores, Pró (Profissionais), Masters (categorias divididas para faixas etárias entre 40 e 59 anos), Legends (acima de 60 anos), Kid’s (Infantil) e PCD (Pessoas Com Deficiência).

Leia também:

Vasco Ribeiro anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde mental

É campeão! Com segunda dobradinha, Brasil vence o PASA Games 2022 

Sophia Medina: “Às vezes eu até esqueço que só estou há 2 anos como profissional”

Para além das atividades esportivas e culturais, a etapa de Saquarema do Aloha Spirit será marcada por uma série de ações socioambientais visando não apenas o descarte adequado de resíduos como a conscientização sobre a importância da preservação dos mares e do seu entorno.

A respeito do gerenciamento de resíduos, o Aloha Spirit, em parceria com a Ambiensys, um dos maiores grupos de consultoria ambiental do Brasil, atuará para que todo o resíduo produzido seja devidamente segregado e receba o destino adequado.

Já quanto às ações de cunho educacional, pode-se destacar as palestras realizadas em escolas locais para adolescentes, a exibição de uma peça de teatro infantil do projeto Somos do Mar, ensinando sobre os impactos causados aos animais marinhos pelo descarte irregular de resíduos, e uma ação de plantio em uma área de restinga de Itaúna em conjunto com um grupo de crianças da Escola de Surfe de Saquarema.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias