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5 alimentos para diminuir o cansaço



Não se sente disposto? Volta e meia bate aquela preguiça e vontade de não fazer nada? Calma, você não está sozinho, ainda mais nesta época estranha de pandemia. Para te ajudar, selecionamos 5 alimentos para diminuir o cansaço.

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1. Abacate

Adicione abacate a seu cardápio sempre que estiver precisando de energia extra. Além de conter ácido pantotênico, uma vitamina B que ajuda as células a transformarem alimentos em combustível, os abacates são ricos em gorduras e fibras saudáveis.

A gordura deles ajuda a aumentar a absorção de nutrientes que você come. Já a fibra retarda a subida e a descida do açúcar no sangue após uma refeição ou lanche, promovendo níveis de energia mais constantes. Por essas e outras, o abacate faz parte da lista dos alimentos para diminuir o cansaço mais eficientes que existem. E, se você está precisando perder peso, essa fruta pode te ajudar (para saber mais, clique aqui).

2. Vegetais de folhas verdes

As pessoas muitas vezes procuram soluções rápidas como cafeína e açúcar quando estão cansadas, mas nenhuma delas fornece energia constante e sustentada. Por isso, entre os alimentos para diminuir o cansaço, estão sempre os vegetais de folhas verdes.

Além de pouco calóricas, folhas verdes são ricas em ferro, cálcio, fibras, ácido fólico, magnésio, vitaminas A, C, E e K. O ferro e vitamina C em folhas verdes ajudam a prevenir a anemia, que é uma das principais causas de fadiga.

Para incluí-las no dia a dia, você pode preparar um smoothie verde antes do surf ou optar por uma salada na hora do almoço.

3. Batata doce

A batata doce está entre os alimentão para diminuir o cansaço mais efetivos que existem. É uma excelente fonte de carboidratos complexos ricos em energia, e o alto teor de fibras diminui a taxa de digestão. Dessa forma, a sua energia é liberada de forma lenta e constante”, diz Beacom. “Também é fonte de manganês, que é importante para a quebra de outros nutrientes que elevam a energia.”

Abacaxi, nozes e aveia também são grandes fontes de manganês, que melhora o metabolismo.

4. Chocolate amargo

Para uma resposta energética mais sustentável (ou seja, que não resulta em picos de energia), procure uma barra de chocolate amargo com 75% ou mais de cacau. Essa opção de baixo teor de açúcar é uma boa fonte de cafeína e teobromina, dois estimulantes que podem aumentar a energia e o humor. Também é rico em antioxidantes, que podem melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos músculos.

5. Beterraba

Eis um alimento para diminuir o cansaço que pode ser usado em muitas situações e consumido de diferentes formas. A beterraba contém nitratos naturais e antioxidantes, que ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo e, como consequência, a oxigenação do cérebro e dos músculos.

Procure consumir uma variedade de frutas e legumes para atingir sua cota diária de micronutrientes. Os micronutrientes não necessariamente se correlacionam diretamente com perda ou ganho de peso. Mas, quando estamos com deficiência, o corpo precisa trabalhar mais para compensar a perda. Isso pode cansar ou esgotar sua energia.

 

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