26 C
Papeete
segunda-feira, 27 maio, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 27 maio, 2024

Aliados X Nazistas? Site de surf gringo propõe discutir banimento dos aéreos no circuito mundial

Site Stab.com propõe discutir se os aéreos deveriam ser banidos pela WSL e compara debate com a batalha decisiva da Segunda Guerra Mundial

Por Adrian Kojin

A pergunta está lá, na chamada para o podcast semanal The Drop, do site Stabmag.com: A WSL deveria banir aéreos? No texto que divulga o conteúdo do podcast, consta que a polêmica teria sido originada por culpa, ainda que indiretamente, de Yago Dora. Ao mandar um “monstruoso aéreo reverso de backside”.  na sua bateria de estreia no WSL Corona Open J-Bay, o brasileiro foi pontuado com um 9,27 por uma única manobra. Isso teria enraivecido ao menos uma parcela dos fãs do esporte, que correram para o Instagram para protestar.

+ Estamos perdendo a guerra para o lixo plástico?

Segundo o autor do texto, Christian Bowcott, a reação à nota dada a Yago motivou algo comparável a um Dia D no Instagram, numa referência à sangrenta batalha que, para muitos historiadores, mas nem todos, teria decidido a Segunda Guerra Mundial. Atendo-se à analogia proposta por Bowcott, os defensores da nota fariam parte das tropas aliadas invasoras da Normandia, ou seja, estariam a favor de um mundo livre. Já as tropas nazistas seriam formadas por aqueles que se revoltaram com uma nota acima de 9 sendo dada para apenas um aéreo.

Adiante em seu texto, Bowcott cita a participação de Kolohe Andino na batalha travada na Internet. A boa notícia é que o californiano saiu em defesa do brasileiro Yago Dora de maneira veemente. O ex-top 10 do WCT disparou que: “Eu amei essa pontuação. Os juízes devem estar cientes de para onde estão levando o esporte, e o que estão dizendo aos jovens. É a seleção de ondas e as grandes seções? Ou alguém realmente forçando os limites do que você pode fazer em uma prancha de surf? Eu fico com essa opção. Yago detonou. Eu sou um grande fã.”

Palmas para Andino, que reagiu com o heroísmo que se esperaria de um bravo soldado aliado diante do aloprado exército nazista. E essa parece ser também a posição da maioria dos competidores do Circuito Mundial. Ao menos nenhum deles se manifestou publicamente contra a nota dada a Yago. Pode até ser que um ou outro, com dificuldade em descolar sua prancha da superfície do mar, sonhe secretamente com o banimento dos aéreos pela WSL, mas não a prova nesse sentido.

Mas então fica a questão, se a analogia do próprio jornalista da Stab.com alinha os defensores dos aéreos com os soldados que defenderam o mundo do absurdo nazista, qual a razão de se levantar uma polêmica tão sem pé nem cabeça? Vai saber. Espera-se que não seja por algum motivo escuso, e que a chamada não tenha sido uma maneira de jogar uma isca para ver quantos mordem. Em defesa do site, deve ser dito que durante o podcast The Drop, os dois protagonistas da falação, Michael Ciaramella e Brendan Buckley fizeram fileira com os aliados, bombardeando sem dó os nazistas.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias