Campeão mundial em 2015, agora Adriano de Souza é também integrante técnico da seleção italiana de surf. Anunciado pela Federação de Surf da Itália, o seu objetivo principal é treinar e garantir a vaga olímpica para o país.
Veja também:
+ Após 5 anos de produção, Rob Machado lança filme ‘The Color of Winter’
+ Italo Ferreira quebra nariz durante treino para etapa de Margaret River
+ Surfista de ondas grandes processa WSL depois de quase morrer afogado em Nazaré
O trabalho de Mineirinho será junto com o experiente agente de surf, o francês Yann Martin. Apesar do foco ser os Jogos Olímpicos de Paris-2024, eles também já estão na linha de frente dos treinos para outras competições, como o mundial Júnior da ISA em El Salvador. Para isso, Mineirinho já se juntou com a equipe júnior.
Os responsáveis italianos já estão de olho nos World Surfing Games de 2023, que também acontecerão em El Salvador, e servirão como prova de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A intenção da Itália é reforçar a estrutura da equipe de forma eficiente para, dessa forma, alcançar as disputadas vagas olímpicas. Ainda que a cidade sede das Olimpíadas seja na Europa, o surf será realizado nos tubos de Teahupoo, no Taiti, no Oceano Pacífico.
O atual integrante do CT, Leonardo Fioravanti, é o grande surfista do país. No entanto, a ideia é treinar mais atletas para disputar as vagas nos ISA World Surfing Games de 2023 e, assim, poder de fato, definir a vaga olímpica num processo de qualificação disputado.
Outra hipótese de atleta para a equipe olímpica italiana é o brasileiro Jesse Mendes. Natural do Guarujá, o surfista de 29 anos, tem origens italianas e conseguiu a dupla nacionalidade, para passar a representar o país de seus ancestrais. O principal foco de Jesse é justamente conseguir a vaga olímpica.
Ver essa foto no Instagram